A crise no mercado de automóveis sinaliza um bom momento para você comprar um carro seminovo

14, julho, 2015
Regina Di Ciommo

A crise no mercado de automóveis sinaliza um bom momento para você comprar um carro seminovo

O mercado de automóveis está com queda nas vendas. As concessionárias estão fazendo promoções e os carros usados estão com as condições mais favoráveis.

O mercado brasileiro de automóveis vive uma crise grave, registrada nos primeiros meses de 2015. Os carros novos registraram uma queda de 16% no primeiro trimestre do ano. O cenário é de recessão e muitas concessionárias de automóveis estão resistindo à crise porque as vendas de carros usados registraram alta.

O consumidor, que está observando a situação de crise na economia, está optando por carros usados. O preço dos novos teve uma alta média de 7,2%, enquanto que o preço dos usados diminuiu 3,2%. Não é à toa que a venda dos usados aumentaram 2,3% nos três primeiros meses do ano.

Quem está comprando automóveis está preferindo os seminovos, com até três anos de uso. Nesse segmento, as vendas aumentaram extraordinários 31,3%.

Se você pretende comprar seu carro em breve, aposte em um seminovo. Vale a pena até mesmo fazer um empréstimo, procurando um juro mais baixo, e aproveitar as ofertas. Você pode fazer um “upgrade” no seu veículo e acabar economizando com a manutenção ao adquirir um veículo pelo menos dois anos mais novo do que o seu atualmente. Um carro com um ano apenas de uso já tem o valor 20% menor do que o zero quilômetro, a diferença de preço é grande, mas o desempenho é o mesmo.

Vale a pena investir no seminovo

Em meio ao cenário de queda de vendas nos veículos novos, os usados continuam vendendo muito bem. Somente de janeiro a abril de 2015 foram vendidas 3,2 milhões de unidades no país, o que significa a um aumento de 2,2% em comparação com igual período de 2014. Os modelos usados representam 2,8 unidades para cada 1 carro novo vendido.

Também as motocicletas estão com alta nas vendas. De janeiro a abril foram vendidas 894,3 mil motos usadas, com um aumento de 3,9% em relação ao mesmo período de 2014. A relação é de 2 motos usadas para cada moto nova vendida, já que as vendas de motos novas caíram 10% neste início de 2015.

As vendas dos seminovos não param de crescer porque a relação custo-benefício existente é muito boa. Os veículos com três anos de idade são os mais vendidos, com 1,17 milhões de unidades negociadas neste início de ano.

Os veículos com mais tempo de uso não estão sendo procurados na mesma proporção. As vendas dos que tem de 4 a 8 anos caíram 3,2%, de 9 a 12 anos diminuíram 4,7% e acima de 13 anos a baixa foi de 8,2%. Portanto, acima de 4 anos de uso os preços são os mais convenientes, porque a procura é menor e se você conseguir encontrar um carro em boas condições vai fazer um ótimo negócio.

Os seminovos mais vendidos no mercado de automóveis brasileiro são o Volkswagen Gol, o Fiat Palio, o Fiat Uno, o Chevrolet Celta, Chevrolet Corsa, o Ford Fiesta, o Volkswagen Fox, o Fiat Siena, o Chevrolet Corsa Classic e o Corolla da Toyota.

A crise na indústria automobilística

Com a queda nas vendas de 25% em abril e a queda na produção de 21,7% no mesmo mês, a indústria automotiva brasileira registra grave crise, com as montadoras colocando seus trabalhadores em férias coletivas, licença e suspensão temporária dos contratos. Já são mais de 10 mil os trabalhadores atingidos.

Além dessas medidas, as fábricas abriram planos de demissão voluntária. O total de empregados pelas montadoras é de 139,6 mil, número que diminuiu 9,5% em comparação com o mesmo mês de 2014.

O Brasil detinha a 7ª colocação de vendas de veículos no mercado global e perdeu essa colocação em abril, segundo a Fenabrave, ficando em 8ª. lugar.

O país líder na venda de automóveis é a China, em segundo lugar os Estados Unidos, seguidos do Japão, Grã-Bretanha, Alemanha e Índia. O Brasil vendia mais do que a França, mas foi superado por esse país, que em março cresceu 9,6% nas vendas, em relação a março de 2014.

O Brasil e a Rússia tiveram queda nas vendas, os únicos entre os 15 países que lideram o mercado mundial. Os russos vivem uma crise sem paralelo, com vendas em queda de 42,5% em março, além de 36,3% no primeiro trimestre.

Faça seu empréstimo para aproveitar e comprar seu carro

No Emprestimo.org você pode fazer agora mesmo uma simulação de empréstimo no valor do veículo que precisa comprar para aproveitar a boa hora de comprar seu seminovo. Aproveite e realize o sonho de ter seu carro próprio!

Compartilhe esse artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como fazer o seu emprestimo online
Selecione o tipo de empréstimo que você deseja no topo do site.
Escolha um dos sites parceiros para solicitar seu empréstimo.
Preencha o formulário e confirme a sua solicitação.
Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!