January 18 2012

Regina Di Ciommo

Crédito – como livrar-se da inadimplência e manter as contas em dia?

Organizar as contas pessoais é um desafio na vida de muita gente. E quando o nome vai parar no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), a situação fica muito pior. Às vezes por causa de um único cheque você não poderá mais usar seu talão e terá que pagar todas as suas contas com dinheiro.

Muita gente passa por esse constrangimento e fica perdida até descobrir como sair desse aperto. E a saída é encontrar o caminho para ter novamente acesso ao crédito.

O comércio utiliza de todas as estratégias para tentar os consumidores. A armadilha dos longos parcelamentos, por exemplo, é muito sedutora, e o consumidor atraído acaba por tomar uma decisão apressada e nada racional. O cartão de crédito também facilita a vida, por não precisarmos carregar dinheiro no bolso. E muitas vezes acabamos por comprar a crédito com o cartão, pela facilidade que encontramos em usar. O resultado vem ao final do mês, quando é impossível pagar todos os compromissos.

A única solução é tentar renegociar a dívida, com a ampliação do crédito e passar a supervisionar o próprio orçamento, para cortar os gastos supérfluos. Apesar de todas as tentações, muita gente consegue equilibrar suas contas com o décimo terceiro salário, a restituição do imposto de renda e o pagamento das férias.

Resolver as questões com o cadastro dos inadimplentes do SPC é um objetivo que deve ser prioritário, para que se volte a ficar em dia com o crédito imediatamente. A maioria dos bancos e financiadoras aceita negociar a dívida, diminuindo a taxa de juros e aumentando o prazo de pagamento.

E o mais importante, para manter sempre o crédito na praça, é organizar o orçamento doméstico. Muitas universidades federais e a Fundação Getúlio Vargas estão oferecendo cursos de economia doméstica, para ensinar a planejar os gastos familiares. Até novas formas de geração de renda podem ser encontradas, e novas maneiras de aplicar o dinheiro. Em vez de ansiedade com as contas a pagar, que tal conseguir que a balança saia do vermelho e penda para o lado do crédito?
Se você tem utiliza o computador, pode montar uma planilha do Excel para colocar os dados e comparar receita com despesa. Até mesmo só com lápis e papel se pode fazer uma previsão de gastos e descobrir onde se pode fazer economia.

Sobre o autor: Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Autora e coordenadora de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, nos estados de São Paulo e Bahia.

Gostou do nosso artigo? Que tal aproveitar e realizar uma simulação de empréstimo e receber excelentes propostas através dos parceiros do site Emprestimo.org
Clique Aqui!

Muitos leitores realizaram a simulação de um Empréstimo através de nosso site!

De quanto dinheiro você precisa?


Discussão

nair nespolo October 18, 2012 at 11:42 am

Estou precisando de R$ 8.000,00 para regularizar o meu crédito pessoal e sair do vermelho.

marcia aparecida October 21, 2013 at 7:04 pm

Olá, bom dia

Como faço para quitar minhas dívidas?

Obrigada pela atenção.

CARMEN December 17, 2014 at 11:45 am

Olá, bom dia.
Estou precisando de R$ 8.000,00 para regularizar minhas dívidas pessoais e sair do vermelho.

Att.

Postar um comentário