Lista com os bancos que mais tiveram reclamações no fim de 2014

29, Janeiro, 2015
Jeniffer Elaina da Silva

Lista com os bancos que mais tiveram reclamações no fim de 2014Antes de investir ou emprestar dinheiro em um banco, veja a lista dos mais reclamados de novembro de 2014.

O mês de novembro não veio com a expectativa de boas novas que se espera durante os preparativos para o final do ano.

Que o diga o banco BMG, que liderou, mais uma vez, o ranking de queixas dos clientes. A liderança é medida somente entre os bancos de grande porte, que possuam mais de dois milhões de clientes. Esse ranking com as instituições financeiras com mais reclamações é disponibilizado mensalmente pelo Banco Central (BC).

Já o conglomerado BIC (com representação do BICBANCO) permaneceu no topo da lista pelo quinto mês consecutivo entre os bancos de médio porte, que são aqueles com uma carteira de clientes com 2 milhões de usuários.

Já a vice-liderança dos bancos grandes ficou com o Santander, que, no mês de outubro, estava na terceira colocação – posição que, em novembro, passou a ser ocupada pela Caixa, anteriormente na quinta posição. Boas notícias para o HSBC, que pulou da segunda para a quarta colocação em um mês, e para o Banrisul, que se afasta da amarga liderança de reclamações chegando à quinta posição entre as instituições com mais queixas em novembro.

Entre os bancos médios, a novidade fica por conta da terceira, quarta e quinta colocação do ranking, agora ocupadas pelos bancos Panamericano, SociétéGénérale e Citibank, respectivamente. A vice-liderança, por sua vez, ficou, mais uma vez, com o bancoDaycoval.

Entenda como funciona a elaboração do ranking

O Banco Central se baseia, para formular o ranking, nas queixas dos clientes. Ao analisar se houve ou não um descumprimento das normas do Conselho Monetário Nacional (CMN), o BC elenca apenas as queixas que possuam procedentes.

Por fim, divide-se o número de reclamações pelo número de clientes da instituição financeira analisada, multiplicando-o por um milhão, posteriormente. O índice apresentado relata, então, o valor de reclamações para cada grupo de um milhão de clientes. Assim, nenhum banco é prejudicado por ir ao topo do ranking só por possuir mais clientes que os concorrentes.

Entre as queixas mais registradas estão à realização de débitos na conta do cliente, sem a sua prévia autorização, problemas que o usuário encontrou com relação à segurança das transações efetuadas e, por fim, à realização de portabilidade de crédito.

Para quem se interessa em manter um acompanhamento do rankng, o acesso é livre e pode ser realizado acessando o site do Banco Central.

Artigos relacionados:

Compartilhe esse artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como fazer o seu emprestimo online
Selecione o tipo de empréstimo que você deseja no topo do site.
Escolha um dos sites parceiros para solicitar seu empréstimo.
Preencha o formulário e confirme a sua solicitação.
Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!