Como conseguir investimento antes de abrir o seu negócio

27, abril, 2017
Jeniffer Elaina da Silva

Uma das características mais importantes em um empreendedor é a coragem. É preciso estar disposto a correr riscos, enfrentar os desafios do mercado e, claro, trabalhar bastante para alcançar o sucesso. Mas é fundamental, também, compreender que não é preciso trabalhar sozinho.

Nesse cenário, saber como conseguir investimento pode ser um diferencial competitivo determinante para o sucesso do negócio.

Um bom investidor pode ajudar o empreendedor a viabilizar o negócio, oferecendo todas as oportunidades para que uma boa ideia se torne realidade, trazendo os melhores resultados.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

E é possível conseguir isso antes mesmo de abrir o negócio. Nesse artigo vamos avaliar quais as melhores táticas e estratégias para conquistar o investimento certo! Acompanhe.

Como conseguir investimento antes de abrir o seu negócio

Qual é o papel de captar investimento?

Captar investimentos para a viabilização de um negócio é fundamental para os empreendedores e startups que querem chegar com força total no mercado, atraindo o interesse de clientes para a sua marca e a sua proposta de trabalho.

Na grande maioria das vezes, transformar um plano de negócios em realidade requer fôlego financeiro: seja para a aquisição de matéria prima e maquinário, seja para a construção da imagem da marca (incluindo aí os serviços de design e comunicação), seja para a contratação de uma equipe capacitada.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Em todos os casos, o investimento inicial de um negócio pode ser muito alto para que o empreendedor arque com tudo sozinho e é justamente aí que entra a importância de um investidor.

Além de permitir que uma boa ideia saia do papel e alcance o mercado, esse financiamento pode ser fundamental para que a empresa já comece com um ar bastante profissional, conseguindo conquistar o público e o seu espaço.

Aliás, esse é um ponto fundamental para os novos negócios: uma boa imagem e as noções de profissionalismo e seriedade devem ser objetivos constantes na idealização e consolidação da ideia.

Sobretudo em um mercado cada vez mais competitivo, é muito importante que os empreendedores trabalhem para mostrar a sua capacidade e a pertinência do negócio proposto – trata-se de um espaço onde o amadorismo não tem vez.

Porém, é muito importante também saber onde conseguir o financiamento que vai ser determinante para o negócio. Encontrar um investidor é interessante também na medida em que evita que o empreendedor precise contratar um empréstimo de banco, tradicional pela dificuldade de se conseguir e pelos altos juros cobrados.

Um investidor acaba se tornando um parceiro em seu negócio e tem todos os motivos para crescer junto com você. Essa é uma relação muito mais interessante e saudável para quem está começando um negócio.

Passo a passo para captar investimento

A captação de investimentos demanda atenção e bastante trabalho do empreendedor. Afinal, é preciso convencer uma empresa, um investidor particular ou mesmo um grupo distinto de pessoas de que uma determinada ideia de negócio é promissora, está madura e pronta para ganhar o mercado.

Seguir alguns passos na estruturação e busca pelos investidores ideais pode fazer toda a diferença nos retornos alcançados.

Defina metas

Antes de mais nada, é muito importante definir quais são as metas de um negócio. Qualquer possível investidor buscará saber quais são os diferenciais e motivações daquela ideia. E para convencer alguém de alguma coisa vai dar certo, é indispensável saber onde se quer chegar, não é mesmo?

Sendo assim, todo o trabalho de captação de investidores deve começar com uma reflexão sobre os objetivos do novo negócio. É preciso se perguntar quem é o público desejado, qual o volume de vendas esperado, como a empresa busca ser vista e reconhecida no mercado.

A partir desses questionamentos é possível iniciar uma conversa construtiva com possíveis investidores, que compreenderão exatamente a razão e os fins do valor investido, percebendo se é um negócio que vale a pena, ou não.

Acompanhe as oportunidades

Acompanhe as oportunidades

Pensando assim, é indispensável que o empreendedor esteja atento as oportunidades. Saber onde procurar os investidores ideais pode fazer toda a diferença na escolha das relações que serão construídas a partir de então.

Acompanhar o mercado é fundamental. Podemos destacar três tipos de investimento que estão totalmente relacionados às propostas de novas empresas e que, por isso, tendem a ser mais adequados que os tradicionais empréstimos em instituições financeiras. São eles:

Aceleradora

Uma aceleradora é uma empresa focada em viabilizar o surgimento e a consolidação de novos negócios. Assim, ela oferece capacitação e treinamentos, um espaço de trabalho adequado, supervisões e outros tipos de mentoria e, em muitos casos, dinheiro para que a empresa comece ou continue trilhando o caminho do sucesso.

A atuação de uma aceleradora está necessariamente vinculada a uma participação no negócio. Todas as condições devem ser previamente negociadas para garantir que todos os envolvidos percebam os benefícios da negociação de forma justa e equilibrada.

Investidores anjo

Normalmente os investidores anjo são pessoas com carreiras consolidadas, que possuem grande capital financeiro e estão dispostas a investir parte do seu patrimônio em novos negócios, sobretudo aqueles relacionados à áreas de seu interesse.

O desafio dessa negociação é convencer o investidor de que o seu negócio merece a aposta. É preciso mostrar as potencialidades e diferenciais da ideia e, claro, ter afinidade com aquela pessoa que pode se tornar uma parte fundamental da empresa.

Existem diferentes perfis de investidores anjo: tanto aqueles que estarão mais presentes no dia a dia da empresa, cobrando resultados e entregas, quanto aqueles que deixarão o negócio correr mais solto, com discussões pontuais. É fundamental entender qual o perfil adequado para o negócio, tendo em mente de que se trata de uma relação duradoura.

Crowdfunding

O crowdfunding é também uma estratégia muito interessante para se conseguir investimento antes mesmo de iniciar um negócio. A dinâmica aqui é muito simples: o empreendedor deve convencer um grupo de pessoas de que a sua ideia de negócio é relevante e pode fazer diferença no mercado.

Nessa lógica de empréstimo coletivo, é possível receber o apoio com os mais variados valores, não demandando a existência de um investidor disposto a desembolsar uma grande quantia. É uma ótima estratégia para negócios com bom apelo popular, que vão transformar a rotina ou oferecer uma solução interessante e inovadora para os clientes.

Como em toda negociação, é preciso estabelecer as contrapartidas e obrigações de cada parte, garantindo que não haja decepções.

Dicas para conseguir bons investidores

Não basta encontrar um investidor para o novo negócio, é fundamental que essa pessoa ou empresa tenha a ver com o perfil do empreendedor. As ideias devem estar alinhadas e em harmonia, garantindo que o resultado da parceria seja interessante para ambos os lados e que o novo negócio consiga todas as condições para crescer e se consolidar no mercado.

Para encontrar o investidor ideal, é importante seguir algumas dicas e estratégias. Acompanhe:

Entenda  o seu negócio

Para encontrar parceiros e investidores alinhados aos objetivos e planos de um negócio, é fundamental entender a fundo esse negócio. Quais são os diferenciais? Quem é o público prioritário? Quais são os pontos fortes e as possíveis fraquezas daquela ideia?

Responder a essas perguntas é essencial para garantir que a busca por bons investidores será frutífera e proveitosa. É preciso conhecer e apresentar o novo negócio em detalhes, informando os possíveis investidores sobre tudo aquilo que é relevante e essencial.

Mostre o valor

Convencer uma pessoa ou empresa a investir seu capital em um negócio que ainda não começou pode ser um grande desafio. O importante aqui é encontrar formas de mostrar toda a potencialidade daquela ideia de negócio.

Portanto, o esforço para se demonstrar o valor deve ser constante. Faça pesquisas de opinião, busque referências de atuações semelhantes ou correlatas no mercado, crie uma narrativa que mostre ao possível patrocinador as razões para se apostar no negócio.

Conheça o investidor

Da mesma forma que um possível investidor vai buscar todas as informações sobre o negócio, o empreendedor deve também se informar a respeito da atuação daquela empresa ou pessoa.

É fundamental conhecer os outros negócios em que ele participa, entender qual a sua forma de se relacionar com os parceiros, avaliar a sua força e permanência no mercado.

Essa postura de conhecimento mútuo é muito importante para se iniciar uma relação: assim, ambas as partes se sentem seguras e confiantes, além de estarem bem à vontade para as negociações.

Afinal, de nada adianta contar com um investidor que nada tem a ver com o perfil do negócio, alguém que não vá compreender a atuação ou as potencialidades de crescimento e alcance.

Valide as suas ideias

Uma boa estratégia para conseguir um bom investidor é a validação prévia das ideias. É possível, mesmo sem iniciar o negócio de fato, realizar alguns testes e grupos de discussão, cujos resultados podem mostrar a relevância do negócio.

Apresentar ao possível investidor pesquisas que mostram que existe espaço e interesse para o negócio pode ser determinante na negociação.

Saber como conseguir investimento antes de abrir o negócio pode ser um grande desafio, mas significa também uma grande conquista para novos empreendedores.

Agora que você compreende quais são as ferramentas mais úteis nesse processo, é só traçar sem demora um plano de ação e aproveitar os resultados.

E para aprimorar o seu plano de negócios, o seu produto e a abordagem no mercado, aumentando as chances de conseguir um investimento, conheça este artigo essencial. Boa leitura!

Autoria: SaiadoLugar

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como fazer o seu emprestimo online
Selecione o tipo de empréstimo que você deseja no topo do site.
Escolha um dos sites parceiros para solicitar seu empréstimo.
Preencha o formulário e confirme a sua solicitação.
Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!