February 6 2013

Regina Di Ciommo

Como é possível liquidar uma super dívida e se reerguer dessa situação difícil?

Não é difícil perder o controle da própria situação financeira. Se começam a acontecer doenças na família, compras sem medida ou reformas da casa, conhecemos os imprevistos que trazem despesas inesperadas. A compra de carro financiado, com prestações a longo prazo, a princípio parece ser um bom negócio, o valor das prestações parece fácil de pagar. Mas com o passar dos meses, se ocorrem imprevistos, essa mesma prestação torna-se impossível de pagar.

Quando isso acontece, as pessoas passam a apelar para o limite do cheque especial e o rotativo do cartão de crédito. Esse é o passo em falso que faz as dívidas aumentarem como uma bola de neve. Depois podem vir os empréstimos consignados e até mesmo agiotas, que emprestam a juros absurdos.

Mas muitos dos que se consideravam quebrados conseguiram refinanciar seus débitos atrasados. A solução veio quando encontraram empréstimos com taxas menores e prazos mais longos para pagar. Um exemplo vem sendo dado pelas cooperativas de crédito, como a CECRES – Cooperativa de Credito dos Empregados e Servidores da Sabesp, que atua junto aos trabalhadores na ativa e aposentados da área de saneamento básico e ambiental do Estado de São Paulo.

As cooperativas de crédito funcionam com juros baixos, mas os associados tem que depositar uma quantia mensal para ter direito aos empréstimos. Essa quantia mensal forma um capital acumulado, que é um item que determina o limite do crédito que pode ser concedido. As parcelas mensais não podem ultrapassar 30% do salário do cooperado.

Através da ajuda mútua, a associação presta serviços a seus associados sem visar lucros. Os deveres e direitos são iguais e os resultados alcançados são divididos entre os cooperados.

A cooperativa pode ser montada a partir de 20 pessoas, beneficiando o lado econômico e os aspectos sociais do seu grupo de beneficiários. Elas são instrumentos eficientes para a democratização do crédito. As cooperativas de crédito brasileiras são equivalentes às instituições financeiras, e seu funcionamento precisa ser autorizado pelo Banco Central do Brasil.

As cooperativas de crédito podem fornecer o empréstimo pessoal, com aplicação livre dos recursos por parte do cooperado, a compra cooperada, que oferece bens de consumo com condições de preço vantajosas em relação ao mercado, a antecipação do 13º salário, etc.

A educação financeira também é objeto dos esforços das cooperativas de crédito, que procuram esclarecer questões ligadas aos gastos com compras, como, por exemplo, o controle das compras por impulso, como evitar os desperdícios, a negociação na hora da compra, a escolha de objetivos para toda a família, que levem todos os membros a cooperarem.

A cooperativa de crédito pode presta o socorro, que ajuda a pagar as contas. Mas o mais importantes é o papel educativo que exercem, ensinando a fazer planilhas de controle orçamentário. Essas planilhas ensinam que as pequenas despesas têm que ser registradas, para que seja possível decidir na hora de uma compra, com clara noção do que pode ser comprado e também da reserva que se deve manter para os imprevistos. Assim fica mais fácil saber o que cortar e onde economizar.

Todos nós acabamos por fazer dívidas, isso faz parte do processo de criar riqueza e favorecer o crescimento econômico individual e do país. No entanto, é possível pagar juros menores e controlar o endividamento para que ele tenha prazo final, utilizando-se o cartão de crédito com pagamento total da fatura no final do mês.

Sobre o autor: Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Autora e coordenadora de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, nos estados de São Paulo e Bahia.

Gostou do nosso artigo? Que tal aproveitar e realizar uma cotação de seguro auto e receber excelentes propostas através dos parceiros do site seguroauto.org?
Clique Aqui!

Muitos leitores realizaram a cotação do seu Seguro Auto através de nosso site!

Preencha o nosso formulário e receba grátis as melhores propostas.


Discussão

Fabio Costa March 27, 2013 at 8:10 pm

Adorei o seu post, Regina! As questões como cartão de crédito e endividamento são muito pertinentes ao que estamos vendo no nosso dia-a-dia!

Postar um comentário