Como economizar dinheiro com o carro

Atualizado em 23/09/2019
Publicado em 14/02/2018
Autor: Emprestimo Online

Quem mora em uma grande cidade, acaba dependendo bastante do próprio carro. Além das distâncias maiores, o trânsito acaba sendo outro ponto negativo na correria do dia a dia. Apesar de ter opções de transporte público, muitas vezes ele não oferece a qualidade que deveria ou, então, o caminho e o tempo gasto são bem maiores do que o trajeto de carro.

Aí voltamos para a dependência que foi citada logo ali em cima. Se você usa o carro diariamente, já deve ter percebido o quanto os custos com o veículo pesam no orçamento. Além do combustível, há gastos com manutenção, seguro, IPVA, estacionamento e muitos outros.

Abrir mão do carro não é uma opção para equilibrar as contas em casa? Sem problemas. Saiba que existem formas de economizar dinheiro com o carro sem deixar o conforto e a comodidade de lado. Veja só:

Como economizar dinheiro com o carro

Imagem: Getty Images

1- Escolha um carro menor

Uma coisa é certa: quanto maior for o seu carro mais gastos terá com ele. Além de ser mais pesado e exigir mais combustível, os valores de seguro, lavagem e pneus, por exemplo, provavelmente serão maiores.

Na hora de comprar, faça uma pesquisa para ver quais são as opções mais econômicas do mercado. Você vai poder dirigir para onde quiser e seu bolso vai te agradecer.

2- Evite peso extra

Gosta de ter tudo à mão no carro? Melhor repensar esse hábito. Quanto mais pesado estiver o carro, mais gasolina ele vai consumir. Por isso, deixe dentro dele apenas o necessário, como caixa de ferramentas e kit de primeiros socorros. A não ser que você seja personal trainer, trabalhe com vendas ou faça artesanato, é melhor deixar aparelhos de ginástica, mala de roupas e até mesmo embalagens vazias longe do veículo.

3- Economize combustível

Poupar combustível é uma dúvida frequente e muitas pessoas se perguntam como economizar dinheiro nesse quesito. Com o preço atual, realmente esse deve ser um dos principais questionamentos dos brasileiros. Mas não se preocupe, algumas mudanças simples já farão uma boa diferença no seu orçamento.

A primeira dica é bem óbvia, mas muita gente deixa para lá por falta de tempo ou preguiça. Pesquise preços e procure postos de gasolina com preços mais em conta. É claro que a economia tem que vir aliada à qualidade. Busque valores mais baixos, mas só abasteça em postos confiáveis.

Outra dica é a escolha do combustível. A gasolina aditivada é mais cara e, por isso, muitas pessoas pensam que ela é melhor. De fato, ela oferece a vantagem de limpar o motor, mas hoje em dia a diferença não é tão gritante em relação à gasolina comum, já que ela também pode ter um pouco de aditivo.

4- Evite pisar fundo no acelerador

Mais uma forma de economizar dinheiro com o combustível: evite variações bruscas de velocidade. Nas cidades maiores, é difícil acelerar porque o trânsito é mais carregado e muitas metrópoles estão cheias de radares.

Mesmo assim, vez ou outra, vemos um motorista apressado acima da velocidade permitida. Pode parecer que ele vai chegar em casa mais cedo, mas normalmente não é o que acontece.

Com tantos semáforos, radares e tráfego intenso, é bem possível que ele tenha que frear bruscamente com certa frequência para não atravessar o sinal vermelho ou evitar uma colisão. Além de estar abusando da sorte, ele ainda vai gastar mais combustível do que quem mantém uma velocidade sem grandes variações.

5- Use o ar condicionado com sabedoria

Sabemos que usar o ar condicionado na cidade pode aumentar o consumo de combustível do carro. Então, evite usá-lo sempre que der partida e lance mão desse recurso apenas quando o calor estiver realmente difícil de aguentar.

Por outro lado, viajar com as janelas abertas pode ser uma pegadinha para quem não entende como funcionam as leis da aerodinâmica. Quando estiver na estrada, onde a velocidade possivelmente será maior do que no trajeto casa-trabalho, é melhor ligar o ar condicionado.

Com as janelas fechadas, há menos atrito entre o carro e o ar. Dessa forma, a gasolina gasta no caminho será menor do que com o ar desligado e as janelas abertas.

6- Faça manutenções regulares

Essa também é uma dica bem óbvia, mas que muita gente ainda deixa passar. Siga as instruções do manual do seu carro e faça as revisões de acordo com o prazo sugerido. Melhor gastar R$100 para trocar as pastilhas de freio no tempo certo do que desgastá-las além da conta e ter que arcar com um custo muito maior lá na frente.

Outra sugestão de economia é em relação à calibragem. Andar com pneus descalibrados pode ser uma ameaça à sua segurança e ao seu bolso. Por isso, lembre-se de calibrar pelo menos uma vez na semana e, de preferência, quando tiver acabado de sair de casa pela manhã, quando os pneus ainda estão frios.

7- Espere mais tempo antes de trocar

Os brasileiros costumam trocar de carro a cada dois anos aproximadamente. É uma média acima de outros países como, por exemplo, os EUA onde a troca costuma ocorrer a cada três anos ou a Alemanha onde a média é de dois anos e oito meses.

Se você colocar todas as contas no papel vai ver que, além de dar trabalho, trocar de carro é um processo custoso. Não significa que você deva ficar com o mesmo carro por décadas, mas antes de decidir trocar, pense com calma quais são suas reais necessidades.

8- Deixe o carro em casa

Hoje em dia, estamos tão acostumados a usar o carro que abrimos a garagem só para ir à padaria ou à academia que fica a apenas dois quarteirões. Que tal vencer a preguiça da próxima vez e ir à pé ou de bike? Além de se exercitar, poderá ver detalhes que passam despercebidos por quem dirige.

Também vale combinar com a família ou os colegas de trabalho um esquema de carona. Além de contribuir para ter menos carros na rua, vocês conseguirão economizar em grupo.

Depois de ver essas dicas, você vai conseguir organizar as finanças e deixar de pensar que o carro é um vilão para o seu orçamento. Ande com conforto por aí sem gastar mais do que deveria. Com isso, sobra mais dinheiro para investir no que realmente vale a pena: seu bem-estar, sua família e seus amigos.

Por: Toro Radar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!