June 3 2015

Regina Di Ciommo

Como economizar em tempo de crise?

Você pode controlar sua vida financeira para diminuir os efeitos da inflação e recessão.

Você deve estar preocupado com a situação econômica, que anda trazendo dificuldades e incertezas para o consumidor.

O aumento dos preços dos produtos e das tarifas de energia, transporte,  água,  aluguel,  além dos combustíveis,  está preocupando os brasileiros.  Os economistas estão prevendo que a inflação este ano vai superar a meta do governo, que é de 6,5%, então a ordem é economizar! Isto já está acontecendo até na venda de alimentos. O IBGE divulgou dados que confirmam que o consumo de comida e bebida caiu pela primeira vez em 12 anos, com uma redução de 0,08% nos dois primeiros meses de 2015.

O consumidor está cortando gastos, sai em busca de promoções e diminui a lista de compras para ficar só no essencial. Com pressões de todos os lados, mo jeito é economizar naquilo que pode ser reduzido, já que existem despesas mensais fixas difíceis de cortar. Mas como fazer isso de maneira correta e eficiente?

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Sempre é possível diminuir os gastos, quer ver? Vamos dar aqui algumas dicas, que podem ajudar na hora de decidir. Entretanto, as escolhas são individuais e as prioridades variam conforme a idade, o sexo, o tamanho da família e o local onde se mora.

  1. Alimentos – são essenciais, mas há extras que podem ser cortados, quando se vai ao supermercado. Pense no que você poderia viver sem, como biscoitos, doces, enlatados e chocolates. Apesar de alguns considerarem o iogurte como supérfluo, na verdade ele é importante para o bom funcionamento do organismo e para a reposição de cálcio nos ossos. Portanto, analise o custo-benefício para você.
  1. Se você quiser economizar no supermercado, não leve as crianças. Evite o desgaste desnecessário de ficar repetindo “não” o tempo todo. Seja realista, as crianças não vão chorar para você comprar brócolis, mas sim doces e guloseimas que não vão contribuir para uma boa alimentação.
Como economizar em tempo de crise?

Imagem: http://sabsa.com.br/como-economizar-dinheiro-no-supermercado/

  1. Despesas fixas: água, energia e telefone:

– É possível diminuir o que se gasta com energia e água, racionalizando o uso da máquina de lavar roupas, por exemplo.  Evite liga-la todos os dias e pense bem antes de colocar para lavar as roupas que podem ser usadas mais de uma vez.

– Os banhos podem ser mais rápidos. Um banho de 10 a 15 minutos é suficiente para lavar o corpo e o cabelo. Mais do que isso já começa o desperdício de água e energia.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

– Reduza o uso do ferro elétrico. Passe apenas o que for realmente importante. Não gaste energia passando a ferro panos de prato, lençóis e toalhas,  que podem ser apenas cuidadosamente dobrados.  O ferro elétrico é um grande consumidor de energia!

– Diminua o uso do celular. Procure planos mensais mais baratos e que dão descontos ou não cobram taxas para você falar com familiares que utilizam a mesma operadora.

  1. Custo com lazer. É possível reduzir o número de saídas e optar por programas agradáveis e que não comprometam o orçamento. Evite idas ao shopping para passear. Lembre-se do ditado “o que os olhos não vêem, o coração não sente”. A tentação das vitrines é grande, melhor evitar a ocasião. Se puder, marque o happy hour com os amigos em casa, em vez de irem a um bar ou restaurante.
  1. Despesas com objetos de desejo. A dica é evitar as compras por impulso. Sapatos e roupas? Deixe para o mês que vem. Em um mês você terá tempo para refletir e analisar sua vontade. Muitas vezes nossa opinião muda em 30 dias. É importante pensar em casa, longe da loja e do vendedor. Se for realmente necessário, volte outro dia para comprar. E não compre somente para “aproveitar” a promoção.
  1. Faça uma planilha com seu orçamento financeiro. Apesar de difícil, o controle financeiro é essencial para sua vida não virar um caos. Acompanhe seus gastos!
  1. Liste suas dívidas e anote o prazo previsto para acabarem. Siga o cronograma para quitar primeiramente as que cobram mais juros.
Como economizar em tempo de crise?

Imagem: http://www.oabnovafriburgo.org.br

  1. Respeite prioridades. Gastos com educação e saúde são mais importantes do que lazer, por exemplo.
  1. Baixe um aplicativo no seu celular para controle financeiro. Vai ficar mais fácil verificar o dinheiro disponível para gastar e você vai poder anotar todas as despesas rapidamente.
  1. Compre à vista se houver desconto. Se não houver, parcele sem juros. Para pagar viagens vale a pena o parcelamento sem juros e deixar o dinheiro aplicado para render até o dia da viagem.
  1. Vai comprar seu apartamento ou casa própria? A dica é procurar parcelas que nunca ultrapassem 30% de sua renda. Por mais atraente que seja o negócio, você precisa calcular com exatidão as parcelas e comparar com o que você ganha, para ter certeza de que poderá pagar todos os meses, este ano e todos os outros anos pela frente. Portanto, se você não estiver com estabilidade no trabalho, procure parcelas menores do que 30%. O banco ou agência financeira exigem que o limite das parcelas seja 30% exatamente para evitar a inadimplência. Muita gente deu entrada em um imóvel não teve seu cadastro aprovado depois de já ter pago as taxas para o financiamento. Em todo caso, é melhor que você desista do negócio do que perder tudo que já pagou por não ter condições de continuar com o financiamento. Para sua segurança, reserve em um fundo de investimentos o valor de pelo menos 3 parcelas, caso haja alguma dificuldade de pagamento no futuro.
  1. Faça um investimento – Quanto mais jovem você for, mais favorável o cenário para você investir agora, para um futuro financeiro tranquilo. Os investimentos com regularidade mensal podem trazer um patrimônio significativo após algum tempo. Acompanhe as notícias sobre a inflação, para se proteger, procurando poupar e investir para que ela não ameace seus planos.
  1. Ignore os exemplos de ostentação de figuras públicas e políticos, que podem levar você ao endividamento. Tentar acompanhar sempre a moda e o que é “fashion” acaba por levar a uma armadilha da qual é difícil sair!
Como economizar em tempo de crise?

Fonte: http://sejaseunovochefe.com/

As dicas sobre educação financeira visam a sua melhor qualidade de vida. O assunto deve ser levado a sério e deveria fazer parte do currículo escolar, para proteger o cidadão brasileiro. Uma educação de qualidade deve fazer com que as pessoas compreendam como lidar com seu dinheiro.

Sobre o autor: Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Autora e coordenadora de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, nos estados de São Paulo e Bahia.

Gostou do nosso artigo? Que tal aproveitar e realizar uma simulação de empréstimo e receber excelentes propostas através dos parceiros do site Emprestimo.org
Clique Aqui!

Muitos leitores realizaram a simulação de um Empréstimo através de nosso site!

De quanto dinheiro você precisa?


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.