Como Separar Finanças Pessoais das Empresariais?

Atualizado em 23/09/2019
Publicado em 02/05/2012
Autor: Emprestimo Online

Todo empresário sabe que misturar a conta pessoal com a conta empresarial é um grande problema, mas a maioria mantém essa confusão por não saber ao certo como fazer para separá-las. A boa notícia é que separar contas pessoais das empresariais é mais fácil do que você imagina.

Todo empresário sabe que misturar a conta pessoal com a conta empresarial é um grande problema, mas a maioria mantém essa confusão por não saber ao certo como fazer para separá-las. A boa notícia é que separar contas pessoais das empresariais é mais fácil do que você imagina. Para ir direto ao ponto é  preciso entender apenas duas diferenças básicas:

Como Separar Finanças Pessoais das Empresariais?

Imagem: Getty Images

1. Empresa ≠ Empresário – Em minha experiência com empreendedores demonstra que 99% deles costuma misturar suas identidades com de sua empresa e isso se espalha para diferentes áreas, incluindo a financeira. Portanto, o primeiro passo é compreender que sua empresa não é você e vice-versa. A empresa é composta por uma série de pessoas e processos e não é uma única pessoa.

2. Pró-labore ≠ Retirada de Lucros – Essa é outra confusão muito comum. Assim como um funcionário exerce um cargo / função, o empresário também faz o mesmo e por isso deve ser remunerado. Essa remuneração é denominada de Pró-labore, que nada mais é do que um valor fixo e mensal que representa o salário do empresário. Já a retirada de lucros é um valor variável e anual, a qual só existe apenas em caso de lucro. *Obs: Algumas empresa adotam distribuição de lucro semestral, mas é menos comum.

É essencial que você grave isso: os lucros da empresa não representam os lucros pessoais do empresário, mas, ao mesmo tempo, ninguém trabalha de graça. Toda e qualquer pessoa tem direito a receber uma remuneração fixa pelos serviços que presta, inclusive o dono do negócio.

Mas aí o empresário vira e fala assim: – “Mas como eu faço para definir o eu pró-labore?” Bem, existem dois fatores que devem ser levados em consideração:

1) Descobrir quanto ganha em média um profissional que desempenha as mesmas funções no mercado.

2) Elabore uma lista de todos os seus gastos pessoais (prestações, conta a pagar, cartões de crédito, escola dos filhos, gasolina, lazer, alimentação, etc.)

Ao calcular os dois fatores é possível chegar ao seu salário mensal (seu pró-labore). Esse salário é uma obrigação da empresa com a função desempenhada por você e deve ser respeitada da mesma maneira que o pagamento dos salários dos demais funcionários.

Em seguida, eu costuma escutar outra pergunta: – “Mas e se a empresa tiver um resultado ruim em determinado mês?”. A resposta é: ela deve pagar o pró-labore mesmo assim! Se for de desejo do empresário, ele pode realizar novos aportes financeiros. Por mais absurdo que isso possa parecer, essa é a maneira mais correta de demonstrar que as finanças estão corretamente divididas.

E a terceira pergunta que completa as dúvidas mais comuns que costumo escutar é: – “E se a empresa tiver obtido resultado excelente em determinado mês?” A resposta é: o seu pró-labore deverá ser o mesmo e sua retirada de lucro deve ser feita apenas ao final do ano. O empresário precisa manter a consciência de que os valores recebidos pela empresa são de propriedade da própria empresa, não dele. Se a empresa faturou mais em um determinado mês, não significa que é pra sair jantando em um lugar caro. Lucro só se afere uma vez por ano, portanto comemorações só devem ser feitas quando chegar o momento certo de distribuição de lucro.

A vida empresarial é formada por ciclos de altos e baixos, o que significa que um bom mês pode ser seguido de um mês mais fraco. É possível reduzir esses altos e baixos? Sim, sem dúvida! Basta ter um comercial pró-ativo e dedicado. De nada adianta prospectar só quando o financeiro começar a ir mal. Trabalhei durante dois anos na área de vendas da IBM e lá aprendi que mesmo que estejamos indo muito bem, lotados de clientes (e dinheiro), não devemos nunca parar de prospectar novos clientes. Nunca se sabe quando a maré pode piorar.

O quadro abaixo é bem óbvio, mas serve como forma de alertar sobre a separação que você deve realizar:

Portanto, seja firme e não caia na tentação de pagar uma conta pessoal com meios de pagamentos da empresa. Essa diferenciação também é muito importante para efeitos fiscais, principalmente na hora da declaração do Imposto de Renda. Espero que agora você consiga finalmente separar essas finanças! Boa sorte!

Daniel Pereira é sócio fundador da LUZ Consultoria (www.lojadeconsultoria.com.br)
E escreve regularmente no Blog da empresa (blog.lojadeconsultoria.com.br)
Artigo relacionado:

3 Comentários

  • William Ferreira says:

    Daniel,

    Sou Microempreendedor Individual (MEI) e uso conta-corrente pessoa física para os recebimentos por serviços prestados. Gostei muito do seu artigo, mas tenho uma dúvida! Como posso aplicar suas dicas e recomendações no meu caso?

    Abraço e sucesso!

    William Ferreira

  • Kleiton Oliveira says:

    Gostei das dicas, Daniel!

    Pretendo entrar no ramo empresarial e ainda tenho muitas dúvidas. Estou abrindo uma empresa com meu irmão e já fizemos uma divulgação prévia de nossos serviços e estamos tendo resultados positivos. Por incrível que pareça, só investimos em nossa qualificação e criamos uma marca.

    Como só fizemos um teste para ver como seria a aceitação de mercado, ainda não formalizamos a nossa empresa. Como sou funcionário de uma empresa privada, não sei qual o melhor momento para me dedicar 100% ao meu negócio. Você pode me dar alguma dica?

    Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!