July 30 2012

Regina Di Ciommo

Empréstimo: porque você não deve arriscar sua segurança pegando dinheiro com um agiota!

Em algumas cidades pequenas do interior do Brasil ainda existe a figura do “agiota”. Ele é a pessoa que empresta dinheiro a juros, para conhecidos, amigos e compadres.

O agiota existe há séculos, para não dizer milênios. Antes dos bancos, os comerciantes mais ricos já ganhavam dinheiro emprestando e cobrando por isso. Ele é uma figura histórica e muito conhecida em muitos países. O agiota profissional ganha dinheiro com empréstimos, porém não paga impostos devidos e não é fiscalizado pelos órgãos do governo. Ele não tem sua atividade regulamentada. Apesar de muitas vezes ter um relacionamento de amizade com quem precisa de dinheiro, existem casos em que o agiota se mostra uma pessoa violenta e ameaçadora para quem não paga a dívida.

Nos dias de hoje ser agiota tornou-se uma atividade perigosa, para ambos os lados da negociação. Geralmente o agiota guarda muito dinheiro em casa. Como as notícias correm de boca em boca rapidamente, o povo sabe que ele tem dinheiro e bandidos estão chegando até nas pequenas cidades do interior, o que não acontecia até poucos anos atrás.

Uma história verídica pode ajudar a entender esse risco. Há alguns meses, o Sr. Domingos, que empresta dinheiro a juros, estava com a família tranquilamente em casa, numa cidadezinha de 5.000 habitantes do interior de Minas Gerais. Alguém da família abriu a porta para um conhecido que chamava, e qual não foi a surpresa quando 4 homens armados entraram, ameaçaram a família e exigiram o dinheiro guardado. O Sr. Domingos tinha em casa a nada modesta quantia de R$ 900.000,00! Os ladrões levaram uma fortuna em dinheiro e em cheques pagos pelos clientes.

A tragédia, no entanto, não foi só para o Sr. Domingos, que perdeu tudo o que tinha, mas também para aqueles que pediram dinheiro emprestado. Quando toda a história foi contada à polícia, os emitentes dos cheques foram identificados e todos ficaram sabendo quem pegou e quem não pegou dinheiro emprestado. Você já imaginou o que significou tamanho constrangimento em uma cidadezinha?

Se você precisa de um empréstimo, procure uma instituição ou um banco. É muito mais seguro! As taxas são regulamentadas e você não vai se colocar em risco. Toda a operação é cercada de segurança e você não vai sair na rua com dinheiro no bolso, podendo ser assaltado, mas vai ter o valor creditado na sua conta bancária.

Para a sua segurança a melhor alternativa é o banco ou a financeira. No mundo atual os agiotas parecem estar com os dias contados!

Imagem: Voluvia.com

Sobre o autor: Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Autora e coordenadora de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, nos estados de São Paulo e Bahia.

Gostou do nosso artigo? Que tal aproveitar e realizar uma simulação de empréstimo e receber excelentes propostas através dos parceiros do site Emprestimo.org
Clique Aqui!

Muitos leitores realizaram a simulação de um Empréstimo através de nosso site!

De quanto dinheiro você precisa?