February 6 2012

Regina Di Ciommo

Empréstimo – Garantia de Imóvel: O seu lugar para morar!

Decidiu comprar sua casa própria? Esse costuma ser a principal meta das famílias, morar no que é seu, livrar-se do aluguel!

Se você não tem o dinheiro necessário, ainda assim o seu sonho é possível. A maioria das pessoas não tem. Para isso os bancos têm várias modalidades de empréstimos que a maioria das pessoas utiliza para ter acesso à casa própria. Afinal, é para isso que os bancos existem…

Os bancos são instituições financeiras que sobrevivem e enriquecem com as taxas cobradas por seus serviços. Portanto, o mais importante a fazer é procurar se informar sobre essas taxas, sobre os custos de um empréstimo e documentação exigida.

A hipoteca ou empréstimo com garantia de imóvel
A hipoteca é a penhora, ou o oferecimento de uma propriedade como garantia de pagamento de uma dívida. Isso na prática quer dizer que se você não pagar a dívida você perde o imóvel, além de pagar as taxas e juros do empréstimo. Veja como é importante assumir o empréstimo com garantia de imóvel sabendo do que se trata!

O banco que pode fornecer o empréstimo é o credor que fica com a propriedade do imóvel até a dívida ser quitada. Esse direito é baseado na “teoria do título” ou “teoria da hipoteca”. Quando o devedor não pode pagar o empréstimo, o credor vende o imóvel, geralmente por preços bastante inferiores, para conseguir o dinheiro emprestado de volta.

Se você assumir o empréstimo com garantia de imóvel ou hipoteca, deverá dar uma entrada, geralmente no valor de 3% a 5% do valor da compra, que é descontado do total a ser financiado. A melhor opção é tentar oferecer um valor maior para a entrada, o que fará com que as prestações fiquem menores.

Portanto, o empréstimo com garantia de imóvel ou hipoteca é constituído pelos seguintes elementos: o valor a ser financiado; os juros a serem pagos sobre esse valor; os impostos sobre a propriedade, que são somados à prestação mensal e um seguro, que protege das perdas ocasionadas por acidentes.

Alguns bancos exigem que se faça esse seguro. Ele inclui fatores naturais, como tempestades e enchentes, como também incêndios e roubos. Se a área do imóvel for sujeita a inundações esse seguro é importante. Também há um seguro contra inadimplência, que garante ao credor o pagamento se o devedor não poder pagar as amortizações. O detalhe é que ele encarece em muito o valor das prestações. Geralmente os contratos de empréstimo com garantia de imóvel ou hipoteca tem cláusulas que garantem a posse à família do devedor no caso de seu falecimento.

Emprestimo com garantia de imovel

Por fim, há também os custos finais para a legalização do imóvel no nome do proprietário.

Os pagamentos mensais do empréstimo com garantia de imóvel ou hipoteca também são chamados de amortizações. O valor desse pagamento é calculado pelo banco que faz o empréstimo e inclui os juros sobre o montante do empréstimo. Geralmente o valor dos juros no início do prazo de financiamento até superam o valor que amortece a dívida do saldo devedor, de acordo com o prazo de financiamento. Quanto maior o prazo de financiamento, maiores são os juros, mas o valor da prestação mensal é menor.

Analise com o gerente do seu banco as opções de empréstimo para casa própria, dentre eles o empréstimo com garantia de imóvel ou hipoteca, e verifique se essa é a modalidade que atende a sua necessidade e o seu bolso.

 

 

Sobre o autor: Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Autora e coordenadora de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, nos estados de São Paulo e Bahia.

Gostou do nosso artigo? Que tal aproveitar e realizar uma simulação de empréstimo e receber excelentes propostas através dos parceiros do site Emprestimo.org
Clique Aqui!

Muitos leitores realizaram a simulação de um Empréstimo através de nosso site!

De quanto dinheiro você precisa?


Discussão

luisa costa November 23, 2012 at 11:47 pm

Gostaria de comprar uma casa no litoral por R$ 200.000,00. Tenho uma casa no valor de R$ 520.000,00 e estou querendo saber como eu faço para hipoteca-la para fazer essa compra pelo banco. Me responda e me oriente no que devo fazer!

sheyla November 21, 2013 at 3:03 am

Olá,
Bom, estou documentando um imóvel que o banco avaliou em um milhão. Minha dúvida é, o banco só libera setenta e cinco por cento do valor do imóvel?
Enfim, o que quero é comprar um terreno pra fazer apartamentinhos para alugar. Quero obter mais informações.

No aguardo, valeu.

Postar um comentário