Empréstimo – Garantia de Imóvel: O seu lugar para morar!

Atualizado em 24/09/2019
Publicado em 27/04/2016
Autor: Emprestimo Online

Decidiu comprar sua casa própria? Quer garantia de imóvel? Esse costuma ser a principal meta das famílias, morar no que é seu, livrar-se do aluguel!

Se você não tem o dinheiro necessário, ainda assim o seu sonho é possível. A maioria das pessoas não tem. Para isso os bancos têm várias modalidades de empréstimos que a maioria das pessoas utiliza para ter acesso à casa própria. Afinal, é para isso que os bancos existem…

Os bancos são instituições financeiras que sobrevivem e enriquecem com as taxas cobradas por seus serviços. Portanto, o mais importante a fazer é procurar se informar sobre essas taxas, sobre os custos de um empréstimo e documentação exigida.

Empréstimo - Garantia de Imóvel: O seu lugar para morar!

Imagem: Getty Images

A hipoteca ou empréstimo com garantia de imóvel

A hipoteca é a penhora, ou o oferecimento de uma propriedade como garantia de pagamento de uma dívida. Isso na prática quer dizer que se você não pagar a dívida você perde o imóvel, além de pagar as taxas e juros do empréstimo. Veja como é importante assumir o empréstimo com garantia de imóvel sabendo do que se trata!

O banco que pode fornecer o empréstimo é o credor que fica com a propriedade do imóvel até a dívida ser quitada. Esse direito é baseado na “teoria do título” ou “teoria da hipoteca”. Quando o devedor não pode pagar o empréstimo, o credor vende o imóvel, geralmente por preços bastante inferiores, para conseguir o dinheiro emprestado de volta.

Se você assumir o empréstimo com garantia de imóvel ou hipoteca, deverá dar uma entrada, geralmente no valor de 3% a 5% do valor da compra, que é descontado do total a ser financiado. A melhor opção é tentar oferecer um valor maior para a entrada, o que fará com que as prestações fiquem menores.

Portanto, o empréstimo com garantia de imóvel ou hipoteca é constituído pelos seguintes elementos: o valor a ser financiado; os juros a serem pagos sobre esse valor; os impostos sobre a propriedade, que são somados à prestação mensal e um seguro, que protege das perdas ocasionadas por acidentes.

Alguns bancos exigem que se faça esse seguro. Ele inclui fatores naturais, como tempestades e enchentes, como também incêndios e roubos. Se a área do imóvel for sujeita a inundações esse seguro é importante. Também há um seguro contra inadimplência, que garante ao credor o pagamento se o devedor não poder pagar as amortizações. O detalhe é que ele encarece em muito o valor das prestações. Geralmente os contratos de empréstimo com garantia de imóvel ou hipoteca tem cláusulas que garantem a posse à família do devedor no caso de seu falecimento.

Por fim, há também os custos finais para a legalização do imóvel no nome do proprietário.

Os pagamentos mensais do empréstimo com garantia de imóvel ou hipoteca também são chamados de amortizações. O valor desse pagamento é calculado pelo banco que faz o empréstimo e inclui os juros sobre o montante do empréstimo. Geralmente o valor dos juros no início do prazo de financiamento até superam o valor que amortece a dívida do saldo devedor, de acordo com o prazo de financiamento. Quanto maior o prazo de financiamento, maiores são os juros, mas o valor da prestação mensal é menor.

Como fazer um empréstimo com garantia de imóvel

Quem pretende optar por esse tipo de empréstimo, precisa primeiro encontrar um instituição financeira que disponibilize essa opção. É muito importante pesquisar bem, isso porque existe uma grande variação das taxas de juros e condições que no final fazem com que se pague um valor maior ou menor.

Depois de escolher o banco será preciso apresentar os documentos solicitados por ele, lembrando que o imóvel a ser usado como garantia precisa estar regularizado e no nome de quem está solicitando o valor. Caso haja problemas de documentação a possibilidade do imóvel ser aceito é mínima. Além disso, o banco nunca vai considerar o valor total do imóvel como garantia, por isso de deseja, por exemplo, fazer um empréstimo de R$ 100 mil, o que for penhorado deverá valer pelo menos R$ 125 mil. É claro que os valores vão variar de acordo com cada banco, mas a regra de que o valor precisa ser maior do que o que for emprestado é sempre válida.

Com tudo aprovado, o dinheiro será liberado em conta corrente. As condições de pagamento serão estabelecidas no contrato, lembrando da importância de quitar as parcelas em dia, pois em caso de atraso o banco pode tomar o imóvel. Com isso os prejuízos podem ser bastante grandes.

Analise com o gerente do seu banco as opções de empréstimo para casa própria, dentre eles o empréstimo com garantia de imóvel ou hipoteca, e verifique se essa é a modalidade que atende a sua necessidade e o seu bolso. Só faça esse tipo de empréstimo depois de analisar bem as condições oferecidas e se será possível arcar com as despesas.

25 Comentários

  • Maria Nazaré says:

    Bom dia,

    Alguém poderia me dizer qual documentação necessária da casa para levar ao banco?

    Sou de Recife – PE

  • José lima silva says:

    Tenho casa com escritura sou funcionário público e não tenho mais margem e tenho uma renda de contrato , preciso de 30
    000,00

  • Joao says:

    Tenho um imovel no valor de 100 mil gostaria de pega 75mil pra fazer uma casa em outro terreno qual valor das prestacao qual valor que pagarei no final

  • ricardo guimaro abegao says:

    TENHO UM IMOVEL NO VALOR DE 800.000,00 GOSTARIA DE LEVANTAR 650.000,00 para acertar algumas pendencias.

  • Marcia says:

    Holà tenho uma casa de praia quitada tem como pega um empréstimo

  • Crislane Almeida says:

    Bom dia.

    Tenho um chale no DF ele não esta quitado mas ele está no valor de 80 mil ainda não tem nada construído no lote mas esta valendo este valor. eu quero pegar um empréstimo no valor de 40.000,00 para pagar umas dividas e abrir um negocio.

  • Adriano says:

    Tenho 25% de uma casa no valor de 300 mil gostaria de saber se é possível penhorar esses 25% para conseguir um empréstimo de 25 mil para quitar dívidas e qual banco e como eu consigo fazer esse empréstimo

  • Uilians Júnior says:

    Olá, tenho um imóvel avaliado em 2.400.000,00, todo regularizado, porém o bairro a qual o mesmo situa só emite escritura de posse, consigo empenhorar o imóvel ou apenas com escritura definitiva?

  • Luiz Henrique says:

    tenho uma casa que vale 50 mil e quero fazer um empréstimo no valor de 30 mil que devo fazer para obter esse valor quais são os juros

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Luiz,

      Obrigada por comentar no emprestimo.org,
      Peço que entre na nossa página e preencha o formulário para receber todas as informações necessárias.

      Abraço

  • paulo H Lima says:

    Tenho imovel legalizado, quitado, onde resido atualmente. Valor acima de 600 mil reais. Desejo um emprestimo de 60 mil, para pequena reforma no imovel e compra de um veiculo.
    Minhas duvidas sao quanto as taxas de emprestimo, sao realmente melhores do que se fosse fazer o emprestimo pessoal, ou mesmo consignado?
    No caso de ter problema, posso perder o imovel, mesmo o emprestimo sendo muito inferior ao valor do imovel?

    grato

    • Sanaira Silveira says:

      Olá Paulo,

      Agradecemos seu comentário em nosso site emprestimo.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de empréstimo, aqui é o melhor lugar. Preencha o formulário em nossa página e receba todas as informações necessárias para a realização de sua proposta.

      Abraço!

  • Ivan da Silva Maia says:

    Boa noite,

    Será que consigo alguma instituição que me empreste um valor de 100 mil reais, pois tenho um imóvel de posse, duas lojas embaixo e uma casa em cima que ao todo dão um valor de 300 mil reais. Tenho esse imóvel há 22 anos. Uma posse pacífica e tenho o documento do terreno dessa época. Preciso do dinheiro pra terminar o acabamento do imóvel pra aluga-lo e montar um pequeno negócio. Me informe por favor se há possibilidade.

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Ivan,

      Obrigada por comentar no emprestimo.org,
      Entre na home-page do nosso site e preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você.

      Abraço

  • Lucas Fernando Pereira says:

    Boa tarde,

    Tenho uma casa no valor de 100.000 mil e preciso de 90.000 mil para quitar dívidas e investir em aparelhos de estética.

    Aguardo retorno

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Lucas,

      Obrigada por comentar no emprestimo.org,
      Preencha o formulário em nosso site para que possamos entrar em contato com você.

      Abraço.

  • Dijalma Ramos says:

    Bom dia,

    Tenho uma pousada e um restaurante, preciso de um empréstimo para reformar e comprar algumas máquinas. Meu imóvel está avaliado em 600 mil reais.

    Obrigada

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Dijalma,

      Obrigada por comentar no emprestimo.org,
      Solicite sua cotação através do preenchimento do formulário que se encontra na home-page do nosso site e receba todas as informações necessárias para que sua proposta seja concretizada.

      Estamos à disposição,
      Abraço.

  • Elaine Miranda says:

    Boa tarde,

    Preciso de um empréstimo no valor de 150 mil reais, para quitar vários empréstimos que tenho.

    Obrigada.

    • Sanaira Silveira says:

      Olá Elaine,

      Obrigada por comentar na página emprestimo.org,
      Solicite a cotação de seu empréstimo, preenchendo o formulário que se encontra na home-page do nosso site, assim, um de nossos parceiros entrará em contato com você para uma possível negociação.

      Estamos à disposição,
      Abraço.

  • Amanda Lemos says:

    Boa tarde,
    Minha irmã quer um empréstimo no valor de 15 mil. Ela tem uma casa que vale 150 mil.
    Porém, esta não tem escritura e nem registro, ela tem o contrato de compra emitido pela prefeitura.
    Tem algum banco que faça empréstimo neste caso?

    Obrigada pela atenção.

  • JOELMA MARIA DE SOUSA says:

    Bom dia, tenho um terreno na Granja Viana em Cotia/SP, um terreno de 687 metros com documentação toda OK, o valor deste terreno é R$260.000.00,
    quero R$ 100,000.00 de empréstimo em 120 meses, dou este terreno de garantia para o empréstimo, empréstimo para terminar galpão comercial
    no mesmo bairro, prédio próprio de 3 pavimentos.

    Como terei de proceder para isto?

    Obrigada.

  • sheyla says:

    Olá,
    Bom, estou documentando um imóvel que o banco avaliou em um milhão. Minha dúvida é, o banco só libera setenta e cinco por cento do valor do imóvel?
    Enfim, o que quero é comprar um terreno pra fazer apartamentinhos para alugar. Quero obter mais informações.

    No aguardo, valeu.

  • luisa costa says:

    Gostaria de comprar uma casa no litoral por R$ 200.000,00. Tenho uma casa no valor de R$ 520.000,00 e estou querendo saber como eu faço para hipoteca-la para fazer essa compra pelo banco. Me responda e me oriente no que devo fazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!
Pular para a barra de ferramentas