Juros do cartão de crédito podem triplicar sua dívida em um ano!

11, maio, 2015
Regina Di Ciommo

Os juros do cartão de crédito, no Brasil, estão batendo recordes nem imaginados. Passam dos 300% ao ano, em muitos casos estão em 345,8% ao ano ou mais.

O cartão de crédito não é uma opção de empréstimo

O banco que fornece o cartão de crédito está financiando a compra de uma mercadoria e pagando ao fornecedor que está vendendo. O comerciante paga um percentual para poder receber os pagamentos, que são feitos com pontualidade pelo banco. O titular do cartão precisa saldar o compromisso na data do vencimento, mas se isso não ocorre assume um empréstimo com o banco.

credit-card

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

O cartão de crédito facilita a vida, mas também facilita o endividamento. Depois de contraído um saldo devedor no rotativo de um cartão é bem difícil se livrar dele. Essa é uma opção de crédito que realmente só pode ser utilizada no caso de uma emergência e com a intenção de pagamento no prazo de um mês.

A expansão da classe média brasileira sustentou a economia durante os últimos anos. Novos hábitos de consumo foram adotados, fazendo com que o mercado fosse aquecido. Mas nos últimos dois anos a economia vem se enfraquecendo e o Banco Central vem elevando a taxa de juros tentando vencer a inflação. Os consumidores agora estão sentindo dificuldades para pagar suas contas e começam a se endividar. O dinheiro tem um custo cada vez mais alto e a opção de usar o cartão de crédito vai se tornando perigosa. Nesse momento os juros cobrados pelo cartão de crédito no Brasil fariam corar de vergonha um agiota nos Estados Unidos.

Se você, por exemplo, rolar uma dívida de R$ 500 no cartão de crédito em maio, no Natal sua dívida será de R$ 1.353. Talvez nem seu décimo terceiro salário seja suficiente para pagar, além de comprometer seu final de ano e suas férias!

Não que o cartão de crédito não seja útil, longe disso, mas é difícil ceder à tentação de se endividar, o que exige uma disposição firme, controle e conhecimento dos riscos do seu uso. Vamos elencar aqui algumas de suas vantagens e desvantagens:

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Vantagens do cartão de crédito

  • Conveniência – É mais fácil e mais seguro carregar um cartão de crédito do que dinheiro.
  • Segurança – A perda de um cartão ou o seu roubo podem ser cobertos pelo seguro de roubo e perda, que é barato. Apenas perdido ou roubado o cartão, pode ser solicitado o seu bloqueio, enquanto que perder dinheiro não há seguro que indenize.
  • Auxílio em emergência – Em uma emergência de saúde, para pagar um hospital ou uma farmácia, o cartão de crédito é aceito e a situação é aliviada. Em emergências no trânsito ou quando há pane em um veículo também. Além disso, em outros países ele também pode ajudar em uma emergência, pois é aceito na maioria dos estabelecimentos comerciais do mundo.
  • Vencimento da fatura – Há um período de carência para começar a contar os juros e pagar, até de 40 dias para o vencimento da fatura.
  • Facilidade para comprar – Mesmo sem dinheiro, você pode comprar o bem que deseja. No entanto, essa vantagem é a que traz consigo maior risco, se não há gestão do orçamento.
  • Uso no exterior – Os cartões de crédito como Visa e Mastercard são aceitos internacionalmente. Quando em viagem ao exterior você pode usá-los para fazer compras, em restaurantes ou para sacar dinheiro em qualquer país do mundo. Ele também serve como garantia em operações como aluguel de carros no exterior.
  • Compras na internet – O e-commerce está em expansão e o cartão de crédito é fundamental para o acesso a compras pela internet. Os pagamentos são parcelados com facilidade e o envio através de correio e transportadora atinge todas as regiões do país. Quem vive no meio rural ou em cidades pequenas tem acesso ao mercado através da internet e pode pagar com o cartão de crédito.
  • Parcelamento de passagens aéreas – As companhias aéreas parcelam as passagens sem juros através de pagamento com cartão de crédito.
  • Parcelamento sem juros – Substituindo os cheques pré-datados, o parcelamento pago com cartão de crédito oferece garantia para o comerciante. Em muitos estabelecimentos comerciais o cheque não é mais aceito, apenas o cartão de crédito, para compras à vista ou parceladas. As senhas oferecem garantia para o titular do cartão e para o vendedor.
  • Milhagem – Os cartões de crédito oferecem créditos e bônus através de milhas, que dão direito a troca por bens ou serviços, o que representa uma boa economia.
  • Pagamentos unificados – O pagamento das despesas mensais através de uma única fatura ajuda a controlar o orçamento ou as despesas dos dependentes.
  • Diminuição da burocracia – O cartão de crédito está eliminando as notas promissórias, a análise de crédito e a necessidade de fiador. A maior garantia e a cobrança de juros altíssimos feitas pelos bancos.

Desvantagens do cartão de crédito

  • Ilusão de dinheiro – A sensação de que se tem dinheiro quando na verdade não se tem. O crédito tem que ser pago e tem custo alto.
  • Facilidade para o descontrole – Quando se usa o cartão de crédito a facilidade pode nos levar a comprar além das nossas possibilidades. Tudo é muito rápido e fácil e o resultado é a dívida.
  • Fatura tem que ser quitada – As vantagens do cartão de crédito somente existem para quem paga a fatura integralmente todo mês. Quando não se paga tudo ou pior, quando se paga apenas o mínimo, entra-se na desvantagem do cartão, a dívida começa a ser contabilizada com a maior taxa de juros existente no mercado.
  • Uso fraudulento – Quando o número do cartão de crédito é obtido por meios ilegais ou clonagem o titular pode ser lesado, pois as compras serão feitas em seu nome. Será preciso provar que o uso foi fraudulento, inutilizar o cartão e pagar por uma nova cópia de plástico.
  • Descontrole dos gastos – Para quem não acompanha as próprias despesas minuciosamente, pequenos gastos podem se transformar em grandes somas rapidamente. O apelo da propaganda e do marketing faz com que se perca a noção da realidade e se faça despesas além das possibilidades.

cartao

O cartão de crédito é um avanço tecnológico da nossa época que trouxe grandes vantagens e facilidades. É uma ferramenta de crédito que facilita a vida do consumidor e dos comerciantes e prestadores de serviços. Entretanto, como toda ferramenta tecnológica, pode ser bem utilizado e mal utilizado, chegando a nos levar a uma situação desastrosa se não soubermos administrar o seu uso.

Para que o cartão de crédito seja seu amigo, use-o com cuidado!

Artigos relacionados:

Fechado para comentários.

Como fazer o seu emprestimo online
Selecione o tipo de empréstimo que você deseja no topo do site.
Escolha um dos sites parceiros para solicitar seu empréstimo.
Preencha o formulário e confirme a sua solicitação.
Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!