December 2 2014

Jeniffer Elaina da Silva

O mapa da inadimplência no Brasil

O mapa da inadimplência no BrasilPara entender um pouco como anda a situação financeira dos endividados no país, o mapa da inadimplência mostra que uma pessoa em quatro possui uma dívida maior do que R$ 200, representando 24,5% da população.

Estes dados foram divulgados pela Serasa Experian e mostram que 35 milhões de brasileiros fazem parte desta parcela de endividados.

O Norte possui mais devedores, tendo 31,1 da população com alguma pendência financeira. Depois vem a região Centro-Oeste, que fica com 26,4%, seguida do Sudeste com 24,5%, Nordeste com 23,6% e Sul com 22,4%.

Para realizar a pesquisa, a empresa levou em conta os municípios com mais de 1000 habitantes, considerando dívidas em atraso em período superior a 90 dias e valor acima de R$ 200.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Manaus representa a maior parcela de endividados, com 38,1% da população com este problema financeiro. No Nordeste, quem ganha em relação à capital mais endividada é São Luis, no Maranhão, com 36% da população endividada.

Para os especialistas, o percentual grande de dívidas nestas capitais, bem como nas regiões, é normal, já que possuem renda per capita menor do que as demais capitais do Centro-Sul.

Já levando em conta o Centro-Oeste, a capital mais endividada é Cuiabá, no Mato Grosso, com 30,6%. No Sudeste, o Rio de Janeiro ganha com uma fatia de 27% e no Sul, Porto Alegre lidera com 25,3% de endividados nos últimos 90 dias.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Já se for considerar as faixas etárias, a pesquisa mostra que as pessoas de 26 a 30 anos são as que mais contraíram dívidas atrasadas, representando 29,9%. Depois, a faixa etária de 31 a 35 anos fica com 29,3% e os idosos com mais de 70 anos ficam com a porcentagem de 10,3%.

Levando em conta o Mosaic Brasil, a Serasa ainda fez uma divisão conforme demografia, educação, renda, etc. De acordo com estes parâmetros, dos 11 classificados, as maiores dívidas estão entre os jovens adultos que moram em periferias, totalizando 23% dos consumidores que possuem dívidas. Eles têm boa escolaridade e vida financeira estável, mas sem regalias.

Depois vem os jovens mais limitados quanto à educação e infraestrutura onde moram, representando 17%, e apenas 2% dos que possuem uma vida mais confortável estão endividados, fazendo parte deste padrão pessoas acima de 50 anos que possuem bom emprego ou são aposentados, que moram em áreas urbanas e muitas no litoral.

Se está entre os endividados, é importante ficar atento para limpar seu nome desta lista e aproveitar os empréstimos sem consulta para avaliar uma maneira de quitar sua dívida. Pense nisso!

Sobre o autor: Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.

Gostou do nosso artigo? Que tal aproveitar e realizar uma simulação de empréstimo e receber excelentes propostas através dos parceiros do site Emprestimo.org
Clique Aqui!

Muitos leitores realizaram a simulação de um Empréstimo através de nosso site!

De quanto dinheiro você precisa?


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário