July 31 2012

Regina Di Ciommo

Como limpar seu nome sujo e recuperar seu crédito na praça.





As dívidas são sua preocupação e você precisa ser aprovado em uma consulta pelo CPF ou CNPJ? Se você está procurando uma solução para tirar seu nome do SPC ou Serasa, você pode limpar seu Nome Sujo e recuperar seu crédito. Eliminar esse problema pode não ser tão complicado quanto você imagina. Existem estratégias de planejamento e táticas de negociação que permitirão que seu nome seja limpo de uma vez!

Para se livrar do “Nome sujo”:

Coloque por escrito: Pode ser em um caderno, planilha de computador ou outra forma que você preferir, que permita que você veja bem tudo o que está devendo. Organize as contas e veja o que pode ser pago a curto, a médio e em longo prazo. Anote suas contas a pagar, como luz, aluguel, água, etc. Some as despesas e depois subtraia do valor do seu salário, para avaliar se é possível pagar as dívidas mais importantes e urgentes, as necessárias para a sobrevivência. As outras dívidas você vai planejar para pagar parceladamente.

Procurando os credores: Depois de organizar suas contas, procure as empresas que para quem você deve, tanto lojas como financeiras ou bancos. Diga que você quer renegociar suas dívidas. Geralmente esses credores estão interessados em receber e podem oferecer condições mais favoráveis para o pagamento. Você precisa saber do valor real da sua dívida, descontados os juros projetados para o futuro, e saber que as taxas deverão ser diminuídas. Só aceite um plano de pagamento que você possa pagar.

Os credores geralmente ameaçam os devedores com negativação do nome e encaminhamento da pendência para cartório de protesto. Utilizam para isso de pressão através de telefonemas e correspondência. Essas pressões muitas vezes estão fora da lei. Antes que as ameaças se cumpram até as últimas consequências tente uma negociação. Se a empresa credora quer receber sempre haverá uma saída que favoreça você e seu credor. Procure assistência jurídica se for possível. Um advogado saberá como retirar seu nome do SPC ou Serasa de uma maneira bem mais rápida do que você imagina!

O SPC ou Serasa surgiram no Brasil para proteger o crédito oferecido ao consumidor. Desde o século XIX, com a criação do Banco do Brasil, as operações de crédito fazem parte da economia. Nos últimos anos a economia brasileira vem crescendo, com o aumento das atividades do mercado. Muita gente andou comprando e agora está com dificuldades para pagar. Quando uma operação de crédito não é cumprida, o CPF ou CNPJ do devedor vai para o Serviço de Proteção ao Crédito, para impedir que ele continue comprando. Ao ser consultado, o setor informa que o indivíduo está com o “Nome Sujo”.

O crédito está sendo oferecido aos consumidores com grande facilidade. O problema é que a falta de informação e planejamento financeiro leva os consumidores a assumirem dívidas que não podem pagar. Mas afinal isso pode ser evitado quando existe o planejamento financeiro, ou seja, quando se sabe administrar o dinheiro. É preciso não pensar apenas no bem que se deseja possuir, mas nas consequências futuras da despesa, que pode superar os rendimentos futuros.

Se você está vivendo essa situação, procure aprender e se informar sobre a administração do seu orçamento. Se for necessário renegociar as dívidas pagando à vista, você pode procurar um empréstimo. Dessa maneira você conseguirá um desconto em suas dívidas e pagará somente as parcelas do empréstimo.

Organize seu dinheiro e não deixe que as dívidas escapem do seu controle novamente!

 Artigos relacionados:

Sobre o autor: Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Autora e coordenadora de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, nos estados de São Paulo e Bahia.