December 26 2014

Regina Di Ciommo

O que você precisa saber antes de investir

Pensando em investir?

A busca por formas de investimentos pode partir também pela obtenção de um empréstimo, ou seja, conseguir um capital para dar início a um novo negócio ou aumentar algo que já está em desenvolvimento, um empréstimo para investir.

O investimento sempre representa uma maneira de adquirir produtos que trazem um retorno em dinheiro para o seu bolso. Quer você tenha uma poupança, um fundo de previdência ou um terreno, você é um investidor.

Você se torna um investidor quando coloca seu dinheiro em coisas que podem conseguir rendimento ou que aumentem seu valor. O objetivo central é ganhar ao menos um retorno que seja maior do que a inflação, depois de descontados os impostos devidos. Ser um investidor também envolve um certo grau de risco. Geralmente quanto maior o retorno de lucro, maior é o risco.

Conhecer o seu perfil de investidor ajuda a lidar com os diferentes tipos de investimentos que te interessam.
É importante saber quatro aspectos em seu perfil de investidor:

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Duração: durante quanto tempo você quer que seu dinheiro fique em um investimento?
Retorno: você deseja lucro ou obter uma renda?
Liquidez: Você precisa ser capaz de usar seu dinheiro facilmente?
Risco: Conheça o risco envolvido nas diferentes formas de investimento e saiba o quanto está disposto a arriscar.

Propriedades, fundos, ações, depósitos: encontre o que é mais apropriado pra você.

capital_giro_inVocê pode investir diretamente através de um banco, um corretor imobiliário, um agente financeiro ou outros corretores. Se você investir em ações ou em uma propriedade, é preciso antes se informar muito bem sobre o mercado financeiro e o cenário no mercado imobiliário. Você também pode investir indiretamente através de um fundo participativo, em que o seu dinheiro é participa juntamente com o de outros investidores. A administração do fundo coloca esses recursos em uma variedade de investimentos em seu nome.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Dicas importantes para investir:

Antes que você faça qualquer decisão de investimento, há algumas regras importantes a seguir:

– Organize suas metas: decida o que você está tentando conseguir. A que lugar quer chegar em um determinado momento no futuro? Qual é o resultado final que você deseja de seus investimentos e qual é o seu limite em termos de tempo? Pense sobre suas dívidas – será que investir é a opção certa para você neste momento? Não seria melhor você usar seu dinheiro para pagar dívidas que cobram juros, como por exemplo, as do cartão de crédito? Ou ainda reduzir o que você paga no financiamento de sua casa? Será que você precisa manter o seu capital de giro sem arriscar agora?

– Conheça seu perfil de risco: Você precisa saber que tipo de investidor você é – essencialmente o quanto de dinheiro você está preparado para perder? O quanto de volatilidade, isto é, o sobe e desce da valorização, você pode tolerar?

• Saiba como você deseja investir seu dinheiro: Que variedade de investimentos é adequado ao seu perfil de investidor? Fundos, ações, propriedades, poupança? Você prefere investir diretamente por sua conta ou prefere fundos administrados?

• Faça seu dever de casa: pesquise, compare e calcule tudo, ou encontre alguém para fazer isso por você. Leia as seções financeiras dos jornais, busque na internet, fale com um conselheiro, um gerente de banco ou sócio. Leia também documentos como revistas ou folhetos sobre investimentos, especialmente aqueles relativos ao que você está considerando.

• Procure opções em diferentes empresas de investimento: se você vai investir diretamente em uma companhia, encontre aquela que seja adequada ao seu tipo. Veja se eles oferecem o tipo de investimento que você está buscando. Quais são as taxas de retorno de cada investimento? Qual o nível de risco associado a esse retorno?

• Pesquisa o histórico das empresas: o que a empresa faz? Em que mercados ela atua? Quem está administrando a empresa? Eles já ficaram insolventes? Como eles vêm atuando recentemente?

• Consiga o conselho correto: procure um conselheiro em que tenha confiança. Existem conselheiros financeiros autorizados que podem dizer quando cobram e o resultado que podem oferecer.

• Dilua o seu risco: Há um ditado que diz “não ponha todos os seus ovos na mesma cesta”. Dilua seu risco em diferentes opções e diferentes empresas. Por exemplo, se você está considerando um investimento de alto risco, você pode equilibrar a situação com investimento em áreas de baixo risco, como títulos do Tesouro e fundos de investimento.

 

Sobre o autor: Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Autora e coordenadora de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, nos estados de São Paulo e Bahia.

Gostou do nosso artigo? Que tal aproveitar e realizar uma simulação de empréstimo e receber excelentes propostas através dos parceiros do site Emprestimo.org
Clique Aqui!

Muitos leitores realizaram a simulação de um Empréstimo através de nosso site!

De quanto dinheiro você precisa?


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário