June 11 2012

Regina Di Ciommo

Simulação de Empréstimos – um instrumento para uma escolha segura





www.FreeDigitalPhotos.net

Hoje existem à sua disposição na internet os Simuladores de Empréstimo ou Financiamento, um instrumento que possibilita que você ensaie as condições para o Empréstimo que você está procurando.

Você pode procurar através dos simuladores qual o banco que oferece as melhores condições. Cada banco possui sua própria tabela para simular um empréstimo, de acordo com suas normas.

O simulador online já apresenta a quem consulta os prazos, as taxas, a variação do valor de acordo com a idade e quanto será a prestação a ser paga. Tudo já vem previamente definido conforme as condições calculadas pelo banco,

Um simulador online pode ser usado, por exemplo, para pesquisar as condições de um financiamento imobiliário ou de um veículo. Esse instrumento da internet permite que você acesse de forma prática e rápida quanto deverá pagar, mostrando inclusive a variação das parcelas mês a mês, até a quitação final.

Abaixo você pode verificar um modelo de simulação de empréstimo:

De acordo com o banco escolhido será a taxa a ser aplicada. Atualmente a taxa de juros varia de banco para banco e, portanto, o interessado precisa se informar qual o valor da taxa aplicada pelo banco ou instituição em que pretende obter o financiamento. Geralmente o valor da taxa de juros que é cobrada está evidente na página do banco.

A vantagem do simulador de empréstimo é que você pode obter os cálculos de forma simples, evitando os longos questionamentos que teria que responder se procurasse o banco ou instituição pessoalmente. Além da economia de tempo, pois você não precisa sair de casa.

Geralmente os resultados obtidos na simulação do empréstimo em vários bancos serão muito próximos dos mesmos valores, mas existem variações. É importante saber que, de forma rápida e simples, você poderá obter diferentes cenários para financiamentos de imóveis e veículos, podendo escolher o mais adequado a sua realidade.

Depois de conhecer as condições e decidir, basta procurar o banco que melhor atende suas necessidades e falar com o gerente para efetivar o plano dentro do que você escolheu.

Existem encargos cobrados pelos bancos e instituições financeiras, que são incluídos no cálculo dos valores obtidos na simulação. As prestações são estimadas com base no sistema SAC, ou Sistema de Amortização Constante, atualmente utilizado, que proporciona parcelas decrescentes, beneficiando aquele que obtém o empréstimo.

A simulação de financiamento para adquirir um imóvel é de muita importância, quer se necessite do valor total ou parcial para a aquisição. Somente na simulação é possível estudar a viabilidade do pagamento a médio e longo prazo e estar prevenido quanto a possíveis dificuldades no pagamento das prestações. Dessa forma, quem empresta age com mais consciência e segurança, escolhendo de forma apropriada ao seu orçamento e condições de vida.

Sobre o autor: Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Autora e coordenadora de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, nos estados de São Paulo e Bahia.