Você é um bom pagador?

02, agosto, 2013
Guilherme da Luz

Saiba o que é o cadastro positivo do bom pagador e quais benefícios ele pode trazer para os consumidores.

Já está valendo desde quinta-feira(1º) o cadastro positivo de bons pagadores. Se você paga suas contas em dia vai poder pedir a inclusão do seu nome em um banco de dados, essa informação vai ficar disponível para consulta no mercado.

Consumidores no mercado

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Se você tiver seu nome  nesta lista, como consumidor você terá mais chances para negociar taxas menores e prazos mais extensos, por exemplo, se precisa pedir um empréstimo em alguma instituição financeira. Outro caso, é se você quer fazer o financiamento de um bem.

O cadastro é opcional

Esse serviço é opcional, se você tem interesse deve fazer um pedido formal à instituição financeira ou nos serviços de crédito. Posteriormente caso deseje, você pode solicitar também a retirada do seu nome no cadastro.

O que o consumidor ganha com o cadastro?

De acordo com o presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro, os consumidores que pagam bem vão desfrutar de uma reputação positiva, a ideia é que as empresas reconheçam isso e ofereçam melhores condições movimentando o mercado.

Quantos brasileiros se encaixam no cadastro positivo de bom pagador?

É esperado que pelo menos 26 milhões de pessoas se inscrevam, esses consumidores são pessoas que não tem facilidade de acessar créditos por não terem como comprovar renda ou porque só compram à vista.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Como o cadastro vai funcionar?

Será uma maneira de provar que a pessoa é um bom pagador, que você pagou em dia ou quitou seus compromissos financeiros. Com seu nome no cadastro ao buscar crédito em uma instituição financeira, você pode autorizar essa instituição acessar seus dados nesse cadastro. Se seu nome consta na lista é uma prova que você tem suas contas em dia e que assim pode ganhar melhores condições no acordo do crédito. Segundo os defensores do cadastro, essa prática vai resultar positivamente na lei da barganha.

Acaba servindo para os dois lados, a empresa e o consumidor. No caso da empresa, ela terá mais chances de emprestar gozando de mais segurança na liberação de créditos. Isso gera uma relação mais saudável e mais transparente. Os serviços de proteção de crédito fazem uma coleta de informações nos locais onde o consumidor fez compras financiadas ou contrato de créditos e repassa essas informações para um relatório, esse relatório é a base do cadastro.

Outras consequências esperadas

O que se espera é a redução dos índices de inadimplência e de superendividamento.

Experiência em outros países

O cadastro positivo já é usado Chile, México, Estados Unidos e segundo pesquisas o resultado foi satisfatório. Acredita-se que no Brasil também terá resultado positivo.

Todos concordam que o cadastro positivo traz benefícios para o consumidor?

De acordo com o Procon de São Paulo é muito cedo para confirmar se o cadastro positivo vai realmente garantir benefícios para os consumidores. Pois ainda não há por lei a certeza que os juros vão cair para essas pessoas que dispuserem seu  nome no cadastro.

Ainda segundo o Procon, o consumidor deve sempre ficar atento à todas as regras do funcionamento do cadastro positivo. Ler todos os detalhes antes de assinar qualquer contrato que autorize o compartilhamento de seus dados também é recomendado pelo Procon.

E você, acha que terá benefícios disponibilizando seu nome no cadastro positivo de bom pagador?

Artigos relacionados:

4 Comentários

  • rafael marçal escalante says:
    Oi,como vai?

    Queria fazer um empréstimo no valor de R$ 15.000 para pagar minhas dívidas, meu nome está sujo na praça e eu pago empréstimo muito alto, se eu fizer esse outro empréstimo eu pago todas as minhas dívidas e só fico devendo esse empréstimo novo. Podem me ajudar?

    Atenciosamente, Rafael.

  • auelio ragalzi da silva says:
    Olá, boa tarde

    Eu gostaria de saber como eu faço para cadastrar meu nome de bom pagador?

    atenciosamente

  • rafael menegototo says:
    Bom dia,
    Preciso de R$ 30 Mil, comecei minha empresa agora faz quase 2 anos só que estou com o CPF sujo, mas não o CNPJ, sou micro empreendedor, nem um banco lazarento me ajuda. Podem me ajudar?
    Obrigado.
  • NILZA HELENA says:
    Boa noite,

    Meu nome é Nilza, gostaria de esclarecimento de algumas dúvidas. Meu nome está limpo, sou pensionista militar e tenho outra renda que só posso confirmar através de depósitos em minha conta. Mesmo com minha renda e comprovação através de extrato bancário não consigo financiamento para aquisição de automóvel. Gostaria de saber se pode ser pela minha idade, tenho 63 anos, ou pode haver algum critério que possa ter e eu desconheça?
    Att, Nilza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como fazer o seu emprestimo online
Selecione o tipo de empréstimo que você deseja no topo do site.
Escolha um dos sites parceiros para solicitar seu empréstimo.
Preencha o formulário e confirme a sua solicitação.
Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!