5 dicas para economizar e sempre ter dinheiro na mão
Quem não gosta de economizar e ter sempre dinheiro quando precisa? Com certeza este é o sonho de qualquer um, não é mesmo? E pode não ser tão difícil assim como pensa saber poupar depois de conhecer estas 5 dicas para economizar e sempre ter dinheiro na mão.
1. Conhecer o básico sobre finanças
Esta é uma das dicas que aparece em primeiro lugar porque fica complicado economizar se não conhecer ao menos o básico sobre finanças.
Você não precisa fazer uma faculdade ou se tornar um expert na área, mas pode optar por um curso online de finanças que trará conhecimentos importantes sobre as entradas e saídas de dinheiro, como calcular juros ao fazer compras, etc.
Este é o primeiro passo para começar a economizar, já que conhecimento é fundamental em todo caso e neste também.
2. Fazer um planejamento
É necessário entender que para tudo há um planejamento, então para economizar e sempre ter dinheiro na mão o planejamento é essencial.
Para fazer isso, saiba quanto recebe e quanto precisará gastar no mês para pagar suas contas fixas. Com isso é mais fácil saber quanto de dinheiro sobrará para gastar com coisas que não estão programadas.
A dica é montar uma planilha onde coloca tudo que recebe durante o mês e tudo que precisa gastar para que possa ver sempre quanto terá.
Quem não gosta de mexer muito no computador pode fazer esta anotação em uma agenda ou caderno. O importante é registrar tudo que entra e sai de seu orçamento para evitar surpresas.
Vale fazer até uma coisa simples: tudo que entra no mês menos tudo que se gasta. Mas além de anotar os números, coloque onde está indo cada centavo.
3. Controlar seus gastos
Não adianta planejar e não colocar em prática. Depois de anotar tudo em uma planilha e saber quanto está ganhando e gastando, você deve analisar onde está gastando tudo.
Procure detalhar ao máximo em sua planilha ou agenda cada centavo e onde está gastando. Por incrível que pareça, muito não consideram a compra de um chiclete como importante, mas quem possui este vício de mascar chiclete acaba gastando muito mais do que centavos por mês.
Depois de analisar onde gasta mais, veja onde pode cortar gastos desnecessários. Simples mudanças de hábitos ajudam a economizar, desde o pequeno cafezinho que toma várias vezes ao dia e poderia tomar só pela manhã e providenciar uma garrafa térmica para levar ao serviço, até aquele aparelho ligado que consome muita energia e não serve para nada.
Seja criterioso em sua classificação e, se possível, peça ajuda de alguém de confiança para quepossam enxergar melhor onde ainda é possível economizar.
4. Ter um plano B
Embora o planejamento seja essencial e o controle de gastos ajude bastante é sempre preciso ter um plano B para o caso de uma despesa extra no mês. Para isso não existe outro jeito senão ter uma pequena poupança para despesas extras no mês.
É normal ter uma festa de casamento ou aniversário e ter que gastar mais do que a média mensal e isso acaba desestruturando a saúde financeira de muitas famílias, que se organizam mês a mês, mas assim que surge uma despesa que estava fora do planejamento e dos gastos de rotina acaba se afundando em dívidas e termina o mês no negativo, gerando este problema durante meses e meses até conseguir deixar a conta em ordem novamente.
Se você for do tipo de pessoa que sai bastante e participar muito destes eventos ou gosta de presentear todos, separe uma quantia considerável todos os meses e guarde em uma poupança.
O fato de guardar na poupança não é pelo rendimento, já que poderá ter que tirar no mês seguinte, mas porque estando fora de seu alcance fica mais fácil não gastar o dinheiro.
Desta forma você sempre terá um plano B para quando surgir aquela festa e tiver que gastar com roupas e presentes, sem deixar de economizar e ter dinheiro sempre na mão.
5. Atentar-se ao uso do cartão de crédito ou compras a prazo
A última dica foi deixada ao final de propósito. E isso não quer dizer que é a menos importante, mas sim que é a principal causa das pessoas não conseguirem economizar, além de estar entre os pioneiros quando o assunto é estar endividado.
O famoso cartão de crédito é o sonho de qualquer consumidor, mas quando não é usado com cautela torna-se no pior pesadelo de uma pessoa que quer ter dinheiro na mão.
Primeiro é preciso perceber que só porque poderá pagar no mês que vem ou até mesmo dividir em 12 vezes não quer dizer que estará gastando pouco. Tudo vai depender daquele planejamento financeiro que estava fazendo no começo, onde você marcava tudo que recebia e o que gastava. Ou seja, não é proibido usar o cartão de crédito, mas é de extrema importância inclui-lo em seus gastos mensais e ver se poderá realmente pagar por tudo aquilo.
A ilusão do cartão são as baixas parcelas, mas para uma pessoa que compra sem planejar, uma compra de R$ 20 mensais não significa nada, o que pode significar muito se fizer dez compras iguais a essa, contraindo uma dívida de R$ 200 mensais, além dos demais gastos do mês.
Sendo assim, use o cartão com consciência e sempre inclua em seu planejamento financeiro. Lembre-se de ver se ele não está entre os gastos desnecessários que podem deixar você com mais dinheiro na mão também.
E depois de todas estas dicas você não estará economizando da noite para o dia, até porque este processo de educação financeira pode demorar meses e, conforme o caso de compulsividade em gastar, até anos.
Tenha em mente que estas dicas de nada valem se não houver muita persistência, mas que vale a pena ter paciência e seguir tudo passo a passo para economizar e sempre ter dinheiro na mão para evitar qualquer tipo de dívida e ainda poder realizar os seus sonhos. E além destas ainda há outras dicas importantes que você descobre ao longo do tempo depois que decide realmente ter dinheiro, como por exemplo investir para fazer o dinheiro render, ou ter um staking de criptomoedas. De Qualquer forma, sempre tome cuidado com o dinheiro e planeje-se sempre.
E você, como faz para economizar e sempre ter dinheiro na mão?
Artigos relacionados:
8 Comentários
Olá, vocês trabalham com empréstimo? Podem entrar em contato comigo através do número 71 8198-XXXX?
Aguardo retorno urgente!
Boa tarde Bruno,
Para fazer uma cotação de empréstimo, o emprestimo.org é o melhor lugar.
Visite nosso site e faça sua cotação!
Preencha o formulário em nossa página https://www.emprestimo.org e receba todas as informações necessárias para a realização de sua proposta.
Obrigada!
Bom dia,
Realmente são 5 dicas muito boas. Mas a terceira é muito importante “Controlar seus gastos”, se você não tem controle não adianta nada, você sempre vai se endividar de novo.
Att.
Olá! Todas as dicas são muito boas e resumem muito bom a filosofia de gastar com responsabilidade.
Acredito que reduzir as despesas “variáveis” também ajuda em aumentar um pouco a fatia destinada à economia. Melhor ainda se puder reduzir as despesas fixas, o que exige, porém, maior planejamento e disciplina quanto ao consumo.
Em meu artigo “Como economizar dinheiro” (superinvestir.com.br/economizar-dinheiro-7-dicas/) eu falo justamente sobre esse assunto. É sempre bom aprender mais.
Até mais!
Bom dia,
Adorei descobrir esse site, muito bom, passo por um período de muita dificuldade, mas estou procurando meios pelos quais venha contribuir para que eu saia dessa maré que me coloquei, tenho um salário razoável para os dias de hoje, quando analiso minha situação, fico muito chateado, a velha historia, não pegue problema dos outros para você, peguei, fiquei com a conta.
Bjs, adorei o site.
Olá,
Dicas excelentes, pois não tenho costume de marcar nada que gasto no dia a dia e isso não me ajuda em nada.. vou seguir esses passos e daqui um ano conto a todos como está sendo esta experiência..valeu…