Cuidados ao contratar um empréstimo pode evitar que se contraia novas dívidas.
Quem pretende contratar um empréstimo porque está sem dinheiro e precisa pagar as contas, deve se informar com antecedência de como isso funciona. Isso porque quando isso não é feito de forma cuidadosa a dívida pode aumentar as contas ficarem ainda mais difíceis de pagar.
Então antes de sair contratando é preciso saber quais são as modalidade de empréstimos disponíveis no mercado.
Empréstimo pessoal
Essa modalidade é feita por meio de bancos ou financeiras, sendo que o dinheiro é disponibilizado ao cliente e esse deve ser pago em algumas parcelas. Normalmente ele só á aprovado após a análise de crédito.
Empréstimo consignado
Disponibilizado para funcionários públicos e de empresas particulares, o desconto das parcelas ocorre diretamente em folha de pagamento, por conta disso possui juros menores. Ele é ofertado por instituições financeiras conveniadas com o governo ou com as empresas que contam com essa facilidade.
Cheque especial
Pode não parecer, mas essa também é uma modalidade de empréstimo, afinal se faz o pagamento com um dinheiro que não está disponível em conta. Sendo assim o banco empresta a uma determinada taxa de juros, que costuma ser bem alta.
Penhor
Nesse caso um bem ficará em possa da instituição que emprestou o dinheiro e só poderá ser resgatado após o pagamento das parcelas. O grande problema é que se essas não forem pagar o prejuízo pode ser grande.
Cuidados para contratar um empréstimo
Depois de conhecer as modalidades disponíveis é preciso se atentar na hora de fazer a escolha e a contratação. Veja as dicas que separamos.
- Não solicite um empréstimo sem saber exatamente do valor que irá precisar. Pegue emprestado somente a quantia que será necessária, sem “extras” para não pagar a mais.
- Compare todas as opções disponíveis, buscando as que possuem os menores juros e as melhores facilidades para pagamento. Pesquisa bastante e em diversas intuições financeiras, não se prenda apenas a uma.
- Verifique se a empresa com a qual está fazendo o financiamento é de confiança, busque referência com outros clientes. Quando o empréstimo é feito de forma muito facilidade ou requer um depósito de antecipação, desconfie.
- Avalie o CET (Custo Efetivo Total), com ele é possível saber qual o valor que deverá ser pago pelo dinheiro que está tomando emprestado. Dependendo dos juros esse valor pode quadruplicar.
- Verifique a melhor data de pagamento para que não ocorra atraso nas parcelas. Quando essas não são pagas até o vencimento, há a incidência de juros e multa, elevando ainda mais o valor.
- Providencie toda a documentação solicitação pela instituição financeira para que o pedido de empréstimo não seja negado.
- Leia com atenção o contrato antes de assiná-lo, se houver algum item que não concorda ou que não esteja claro é preciso se informar antes sobre ele.
- Recorra ao empréstimo se não houver outra forma de colocar suas contas em dia, muitas vezes uma negociação com a empresa credora pode ser mais vantajoso do que pegar mais dinheiro emprestado.