Hoje ter um carro é quase que essencial, pois o transporte público não é eficiente. Mas conseguir comprar o tão sonhado automóvel nem sempre é uma tarefa fácil por conta dos altos valores. Nesse caso uma solução é fazer um financiamento do veículo, pois assim é possível ter ele mais rápido e as parcelas do veículo podem ser pagas com o tempo.
Na hora de fazer o financiamento é possível escolher o número de parcelas, que normalmente são de no máximo 48 vezes, e o valor delas. O grande problema é que muita gente não se programa direito e essas parcelas acabam ficando atrasadas e para não perder o veículo é preciso refinanciar.
O refinanciamento também é conhecido como empréstimo com garantia, permite que se obtenha um valor para quitar o veículo, porém caso esse não seja pago, o veículo poderá ser tomado como forma de quitar a dívida.
Como funciona o refinanciamento
Fazer o refinanciamento não é uma coisa muito difícil, porém ele não é nada recomendado para quem está com dívidas até o pescoço e deve ser usado por pessoas que acabaram se complicando com as contas, mas já estão se organizando.
Para isso basta procurar uma financeira ou um banco para fazer o refinanciamento. A grande vantagem é que ele é simples de ser feito e o dinheiro costuma estar disponível em até uma semana e o valor pode ser pago por um longo período que chega até a cinco anos.
Outra grande vantagem é que os juros do refinanciamento costumam ser menores que a do empréstimo pessoal, sendo em torno de 1,9% + a correção do IGP-M sendo uma ótima alternativa para quem não quer pagar valores absurdos.
Aqui no Emprestimo.org você pode fazer sua simulação e refinanciar um carro da melhor forma que puder.
Requisitos para refinanciar um carro
Ante de ir até o banco verifique se possui todos os documentos e critérios necessários para fazer o refinanciamento do veículo.
- Ter 18 anos ou mais e ser o proprietário do veículo.
- Não ter restrições no nome em instituições como SPC e SERASA
- CPF (esse precisa estar regular junto à Receita Federal)
- RG
- Comprovante de endereço (deve estar em nome do proprietário do veículo, caso esteja em nome de outro parente pode ser necessário que se comprove o parentesco com outros documentos)
- Documentação do veículo (CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo)
Esses são os documentos para refinanciar carro normalmente solicitados, porém de uma instituição para outra pode haver diferença e acabarem sendo pedidos outros documentos, então se atente para que não falte nenhum.
Artigos relacionados:
- Cinco etapas para seu planejamento financeiro
- Dívidas? Administre seu próprio dinheiro para ter controle de sua vida
- Dicas para renegociar dívidas