Empréstimo compulsório

Atualizado em 30/12/2017
Publicado em 18/12/2017
Autor: Jeniffer Elaina da Silva

É possível que você já tenha visto, ou ouvido, o termo empréstimo compulsório em algum lugar, mas não sabe exatamente do que se trata ou então tem apenas uma vaga ideia sobre o assunto.

Não se preocupe, você não é a única pessoa nessa condição, por isso, resolvemos criar esse artigo, para poder explicar de maneira simples e bem objetiva o que o empréstimo compulsório e como ele funciona.

Empréstimo compulsório

O que é e como funciona o empréstimo compulsório?

O empréstimo compulsório, trata-se de um tributo obrigatório, literalmente forçado. Realizado do cidadão comum para o poder público. Isso mesmo, trata-se de uma solução financeira inversa, onde a pessoa comum, empresta dinheiro ao governo federal, com garantia de ressarcimento.

Além de não se tratar de uma prática comum, essa também não é uma situação que pode ser feita em qualquer hipótese. Como dissemos antes, apenas o governo federal tem o direito de realizar um empréstimo compulsório. Invariavelmente, ele deve ser criado por meio de um a lei complementar, que necessitará de uma votação de maioria absoluta, tanto na Câmara dos Deputados como no Senado Federal, para ser aprovada.

Depois de aprovado, o cidadão é informado e o dinheiro é retirado de sua conta, com um prazo estipulado, pelo próprio governo federal, para a sua devolução.

Quando o empréstimo compulsório é permitido?

Existem apenas três hipóteses, consideradas extraordinárias, que permitem a criação do empréstimo compulsório, para votação, e possível aprovação. Elas são:

  • Estado de calamidade pública;
  • Guerra externa ou ameaça, ou
  • Investimento público de caráter urgente, e com relevância de interesse nacional.

Em outros tempos a prática desse tipo de empréstimo foi bem comum no Brasil, no entanto, há tempos que ela não é mais realizada. Portanto, não se trata mais de uma situação comum, nem mesmo que possa ser realizada por qualquer motivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!