Quer aproveitar a facilidade de crédito na internet, mas não sabe se o empréstimo online é seguro? Essa dúvida é comum, e compreensível. Afinal de contas, o meio virtual é um dos preferidos dos estelionatários. Com alguns cuidados, contudo, você pode aproveitar de suas vantagens.
Segundo dados do SPC Brasil, 40% dos indivíduos que fazem empréstimo no País têm como objetivo quitar dívidas. Entre os 60% restantes, há aqueles que desejam fazer uma grande compra, ou mesmo investir em um negócio.
A facilidade de obter crédito no mercado contribui para estes números: especialmente na internet, as exigências para concessão de valores são mínimas. Valores “fáceis demais”, porém, devem ser avaliados com cuidado. Ofertas tentadoras podem esconder golpes e dores de cabeça futuras.
Vantagens do crédito online
Uma das principais vantagens do empréstimo online é que ele solicita poucas comprovações. Geralmente, o consumidor apenas tem seu nome consultado em órgãos de Proteção ao Crédito, como o SPC. Precisa também fornecer dados pessoais e comprovante de renda, e obterá os valores de que precisa.
Além disso, esse tipo de crédito costuma ser mais barato. Isso porque, o banco ou a financeira não possuem agências físicas, que aumentam os custos operacionais. Logo, as taxas cobradas são normalmente mais baixas. Mais do que os juros, contudo, lembre-se de avaliar o Custo Efetivo Total (CET) da operação. Isso vai indicar o quanto você vai gastar com o empréstimo até o fim do acordo.
Empréstimo online é seguro?
O primeiro passo para contratar valores online é avaliar a segurança do site. Isso pode ser feito por meio da verificação de um cadeado no canto superior esquerdo do site. Como seus dados serão inseridos no portal, é fundamental que sejam criptografados corretamente – o que o cadeado indica.
Ao mesmo tempo, é importante pesquisar sobre o banco ou financeira que está oferecendo o empréstimo. Busque o nome da companhia na internet, visite suas redes sociais e verifique o que os consumidores dizem sobre ela. Sites como o Reclame Aqui são ótimas ferramentas, pois classificam, por notas, todo o atendimento da empresa.
Sempre que a financeira solicitar pagamento prévio, desconfie. A solicitação é contra a Lei, e indica um golpe. O consumidor só deve começar a pagar qualquer valor quando receber todo o dinheiro que solicitou emprestado.
Evite ainda fornecer dados do seu cartão de crédito, ou de acesso à sua conta bancária. Um empréstimo não requer esse tipo de informação para ser aprovado. Tomando estes cuidados, você terá a certeza de que o empréstimo online é seguro.