Empréstimo online é seguro?

Atualizado em 24/09/2019
Publicado em 05/10/2018
Autor: Jeniffer Elaina da Silva

Quer aproveitar a facilidade de crédito na internet, mas não sabe se o empréstimo online é seguro? Essa dúvida é comum, e compreensível. Afinal de contas, o meio virtual é um dos preferidos dos estelionatários. Com alguns cuidados, contudo, você pode aproveitar de suas vantagens.

Segundo dados do SPC Brasil, 40% dos indivíduos que fazem empréstimo no País têm como objetivo quitar dívidas. Entre os 60% restantes, há aqueles que desejam fazer uma grande compra, ou mesmo investir em um negócio.

A facilidade de obter crédito no mercado contribui para estes números: especialmente na internet, as exigências para concessão de valores são mínimas. Valores “fáceis demais”, porém, devem ser avaliados com cuidado. Ofertas tentadoras podem esconder golpes e dores de cabeça futuras.

Empréstimo online é seguro?

Imagem: Getty Images

Vantagens do crédito online

Uma das principais vantagens do empréstimo online é que ele solicita poucas comprovações. Geralmente, o consumidor apenas tem seu nome consultado em órgãos de Proteção ao Crédito, como o SPC. Precisa também fornecer dados pessoais e comprovante de renda, e obterá os valores de que precisa.

Além disso, esse tipo de crédito costuma ser mais barato. Isso porque, o banco ou a financeira não possuem agências físicas, que aumentam os custos operacionais. Logo, as taxas cobradas são normalmente mais baixas. Mais do que os juros, contudo, lembre-se de avaliar o Custo Efetivo Total (CET) da operação. Isso vai indicar o quanto você vai gastar com o empréstimo até o fim do acordo.

Empréstimo online é seguro?

O primeiro passo para contratar valores online é avaliar a segurança do site. Isso pode ser feito por meio da verificação de um cadeado no canto superior esquerdo do site. Como seus dados serão inseridos no portal, é fundamental que sejam criptografados corretamente – o que o cadeado indica.

Ao mesmo tempo, é importante pesquisar sobre o banco ou financeira que está oferecendo o empréstimo. Busque o nome da companhia na internet, visite suas redes sociais e verifique o que os consumidores dizem sobre ela. Sites como o Reclame Aqui são ótimas ferramentas, pois classificam, por notas, todo o atendimento da empresa.

Sempre que a financeira solicitar pagamento prévio, desconfie. A solicitação é contra a Lei, e indica um  golpe. O consumidor só deve começar a pagar qualquer valor quando receber todo o dinheiro que solicitou emprestado.

Evite ainda fornecer dados do seu cartão de crédito, ou de acesso à sua conta bancária. Um empréstimo não requer esse tipo de informação para ser aprovado. Tomando estes cuidados, você terá a certeza de que o empréstimo online é seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!