Empréstimo para aposentados do INSS: uma opção de crédito muito vantajosa!

Atualizado em 24/09/2019
Publicado em 02/03/2012
Autor: Emprestimo Online

O empréstimo para aposentados do INSS é muito mais vantajoso do que as outras modalidades de crédito.  Menos taxas, juros e burocracia são alguns dos pontos positivos dessa operação. Encontre aqui algumas dicas sobre o empréstimo para aposentados do INSS.

Depois de tanto trabalhar você merece um bom descanso, levar uma vida tranquila e aproveitar seu tempo livre. Mas não só essas vantagens que a aposentadoria pode proporcionar e uma delas é o empréstimo para aposentados do INSS. Se você é aposentado ou pensionista do INSS e está pensando em fazer um empréstimo, veja aqui dicas e algumas vantagens que você pode obter.

Empréstimo para aposentados do INSS: uma opção de crédito muito vantajosa!

Imagem: Getty Images

Antes de tudo, pense muito bem no motivo que você vai fazer o empréstimo e planeje os pagamentos – veja se realmente você pode arcar com eles. Pense se é realmente necessário adquirir um empréstimo – às vezes, economizar um pouco por mês é a melhor solução. Segundo os especialistas em finanças, se planejar é a chave para fazer um bom negócio quando se trata de se endividar. O empréstimo para aposentados do INSS oferece vantagens em relação a outros, mas não são todos os beneficiários que podem solicitar essa modalidade. Informe-se no site do INSS ou em suas agências.

Nesse tipo de empréstimo os juros são mais baixos (cerca de 2%) a TAC (taxa de abertura de crédito) não é cobrada e não é preciso abrir uma conta corrente para receber o dinheiro. A burocracia também é simplificada: muitas instituições pedem apenas os documentos básicos como RG e CPF, comprovante de residência e o detalhamento do crédito.

São três formas adquirir esse empréstimo. Na primeira o INSS repassa o valor à uma instituição conveniada. Na segunda forma o INSS repassa o valor integral do benefício para a instituição financeira pagadora e esta retém o valor do desconto, dessa forma, somente os bancos que pagam aos beneficiários podem conceder esse tipo empréstimo. A última forma é através do cartão de crédito, que tem uma taxa estipulada de 10% da margem consignável.

Existe também um limite de valor para o empréstimo, que é de até 30% do rendimento mensal do beneficiário. Alguns bancos também fazem algumas restrições quanto à idade do beneficiário, que pode ir de 75 até 91 anos, dependendo da instituição. O empréstimo também só é concedido pra o titular do benefício do INSS.

São muitas as vantagens no empréstimo para aposentados no INSS, mas isso não anula a necessidade de ter atenção dobrada na hora da contratação. Emergências podem acontecer a qualquer momento e é sempre bom contar com crédito na praça para apagar alguns incêndios. Primeiramente, considere se você pode comprometer uma parte do seu orçamento para pagar as parcelas. Saiba que você terá dinheiro a menos no seu recebimento mensal, pois as instituições descontarão as parcelas direto do seu pagamento. Outra questão importante: nunca faça empréstimos em seu nome para terceiros, mesmo que sejam parentes próximos, pois é o seu nome que estará em jogo.

Fazer um empréstimo pode ser um bom negócio se você souber como administrá-lo. Esta será uma responsabilidade que você terá lidar durante algum tempo. Pesquise, se informe bem e procure sempre agências ou instituições de confiança para não ser ludibriado. Usando o crédito com sabedoria, seu descanso garantido pela aposentadoria será ainda mais tranquilo.

Fechado para comentários.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!
Pular para a barra de ferramentas