A questão central de seu problema é que não é possível tomar outro empréstimo para quitar suas dívidas, uma vez que você tem restrições. Além disso, não é simples tirar a restrição de seu nome, tendo dívidas não pagas. É um ciclo vicioso.
Vejo dois cenários para responder a sua pergunta:
(menos provável) Você tem poupança em montante suficiente para quitar suas dívidas: nesse caso, o indicado é você resgatar o necessário para quitar essas dívidas e, uma vez resolvido esse problema, apresente as quitações para limpar seu nome.
(mais provável) Você não tem poupança em montante suficiente para quitar suas dívidas: nesse caso, tente levantar esse montante com parentes e amigos. Se não conseguir, a saída é entrar em contato com seu credor e renegociar sua dívida. Nesse momento, você deve pedir que seu credor solicite a retirada da restrição de seu nome para você voltar a ter crédito na praça e conseguir refinanciar o pagamento de suas dívidas com ele (seu credor).
Por: Rodrigo Leone / Blog Vou Investir
Rodrigo Leone é doutor em Otimização, mestre em Matemática e especialista em Administração Financeira. Sócio-diretor da Leone Consultoria e Treinamento, Asplamark do Brasil, Quick Finanças Pessoais e da Futura Educacional. O blogueiro também é professor do mestrado profissional em Administração da Universidade Potiguar (UNP), em Natal (RN), e do Ibmec.