Novas regras do cheque especial

Atualizado em 25/09/2019
Publicado em 31/07/2018
Autor: Jeniffer Elaina da Silva

Você usa o cheque especial no dia a dia? Ele faz parte da sua rotina quando precisa de dinheiro? Está muito difícil pagar o valor devido graças a alta taxa de juros? Veja quais são as novas regras do cheque especial e como elas podem ser importantes na sua vida.

Ao pensar em dinheiro, qualquer informação é válida e mexe com as posições que tomamos quando a nossa vida financeira. Por isso, saiba que estão em vigor novas regras do cheque especial. A ideia de mudança passa pela necessidade vista pelas instituições bancárias na maior racionalização das pessoas quanto ao uso dessa linha de crédito.

Veja a seguir o que você precisa saber sobre esse assunto.

Novas regras do cheque especial

Imagem: Getty Images

O que oferecem as novas regras do cheque especial?

O cheque especial sempre levou milhares de brasileiros ao desespero. A sensação de que a “bola de neve” da dívida sempre aumentava, dificultava a quitação da mesma.

Por isso, quando o saldo devedor ultrapassar 15% do limite, pelo período de 30 dias, a instituição bancária deve, de forma automática, apresentar ao cliente outra opção de crédito, que possua acesso mais fácil para pagamento, tanto em questão de quantidade de parcelas, quanto ao valor mensal que passa a ser cobrado.

Com isso, acredita-se em uma maior facilidade para que pessoas como você, consigam sanar suas dívidas de uma maneira mais tranquila.

Processo de conscientização das novas regras do cheque especial

O cheque especial é uma linha de crédito onde o consumidor não tem a necessidade de negociar para que ela esteja a sua disposição. Muitas pessoas pouco informadas, ou mesmo negligentes, fazem uso do valor disponível sem pensar nas consequências.

A partir de agora, os bancos devem orientar melhor seus clientes sobre o funcionamento dessa modalidade e como vigoram as novas regras do cheque especial. Vale ressaltar que pelo alto risco assumido pelas empresas ao liberar crédito pré-aprovado, o valor dos juros são maiores.

O uso do cheque especial é muito utilizado, principalmente quando se leva em consideração que essa linha possui juros mais altos que outras possibilidades. De acordo com a Febraban dos 155,8 milhões dos consumidores em atividades junto aos bancos, cerca de 25 milhões são adeptos ao uso dessa linha de crédito.

Fique atento as novas regras do cheque especial e lembre-se que as outras modalidades de crédito possuem melhores condições para quitação. Cuide bem do seu dinheiro para que ele não seja um desperdício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!