O que você precisa saber antes de fazer um empréstimo

Data de publicação: 27/02/2016.
Autor: Jeniffer Elaina da Silva

O-que-voce-precisa-saber-antes-de-fazer-um-emprestimoFazer um empréstimo pode ser uma boa alternativa, porém é preciso ficar atento as taxas.

Quem precisa de dinheiro, muitas vezes acaba recorrendo a um empréstimo, isso porque é possível utilizar esse dinheiro para diversos fins. Porém, é preciso analisar bem antes de sair tomando dinheiro emprestado, isso porque nem sempre ele pode caber no seu orçamento. Veja o que você precisa analisar antes de pegar dinheiro emprestado.

Para que o dinheiro será utilizado

Estabeleça um destino certo para o dinheiro, nada de fazer empréstimo pessoal sem ter um objetivo especifico visando apenas ter uma reserva financeira. O ideal é sempre pagar as contas a vistas, mas quando não dá é preciso saber muito bem onde o empréstimo será empregado.

Se for para financiar um imóvel, carro ou estudo fica mais fácil e existem produtos específicos para esse fim, mas quando é para pagar contas tenha mais atenção.

Qual o valor necessário

Faça as contas de quanto vai precisar para não acabar pegando dinheiro a mais e pagando juros por isso. Por mais que os bancos sempre tentem lhe oferecer uma valor se concentre apenas no que precisa e nada mais.

Com as parcelas do empréstimo conseguirei quitar as contas?

Esse é um grande problema, porque as pessoas pegam o empréstimo mas esquecem que terão que todos os meses pagar por ele além das contas já existentes e aí o orçamento pode não dar e as contas acabarem atrasando ainda mais. Antes de fazer um empréstimo é preciso fazer as contas com calma, verificar qual o orçamento disponível todos os meses e o valor de tudo que precisa ser pago.

Qual o custo do empréstimo

Pode ter certeza que se você pegar R$ 2 mil reais emprestados vai pagar muito mais do que isso, isso porque existem juros e outras taxas cobradas sobre ele. O Banco Central possui uma tabela com as taxas de juros cobradas por todos os bancos, vale a pena conferir para comparar e também optar pela menor.

Para saber qual o valor total a ser pago peça para a instituição calcular o CET e assim poderá saber exatamente o que está pagando.

Existe um limite de valor?

Normalmente sim e isso vai variar de acordo com a sua renda e instituição financeira. Por isso, só é possível saber qual esse limite consultado a empresa que irá disponibilizar o valor. Quando se é correntista de um banco é comum já ter alguns limites pré-aprovados, porém fazer um empréstimo com valores acima, precisam ser negociados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!