O que é penhor de joias e como fazer?

Atualizado em 25/09/2019
Publicado em 20/11/2018
Autor: Jeniffer Elaina da Silva

Para quem está precisando de dinheiro rapidamente para alguma emergência, penhorar joias pode ser uma boa opção. Mas você sabe como fazer isso e como funciona? Ou quais as vantagens da penhora em relação a outros métodos? Leia a abaixo!

O que é penhor de joias e como fazer?

Imagem: Getty Images

O que é penhor de joias?

Penhorar joias é uma modalidade de empréstimo. Para realiza-la, é preciso, obviamente, obter joias verdadeiras e legítimas, que possuam um bom valor avaliado.

Com elas, você pode conseguir um empréstimo no valor da joia, e com juros mais baixos. Isso porque, a joia é utilizada como garantia no negócio. Desse modo, o risco do banco é bastante baixo, o que torna o juros mais em conta. Outra vantagem é que ele também pode ser feito por pessoas que estão com o nome sujo no SPC.

Porém, a desvantagem é que se o empréstimo não for pago, a joia fica para o banco, ou seja, o cliente a perde. E muitas vezes, principalmente quando falamos em joias familiares, seu valor sentimental pode ser grande, e perde-la não é um bom negócio.

Como penhorar joias?

A primeira questão que deve-se saber antes de penhorar joias é onde esse empréstimo pode ser realizado. O único banco que possui essa modalidade de crédito é a Caixa Econômica Federal.

Assim, basta procurar o banco, e levar a joia que se deseja penhorar. Lembrando que o valor máximo do empréstimo é o valor da joia. O dinheiro normalmente sai na hora, sendo essa uma boa opção para quem quer dinheiro rapidamente. A avaliação da joia também é feita no mesmo instante, por um técnico do banco.

Porém, para isso, é preciso encontrar uma agência que possua penhor, já que não são todos os lugares que possuem esse serviço e esse profissional. Para isso, basta olhar no site da Caixa e ver qual é a agência mais próxima. Para penhorar joias, é preciso também levar documentos como RG, CPF e comprovante de residência.

A grama do ouro pode valor até 97 reais. Sendo assim, uma peça de 10 gramas pode proporcionar um empréstimo de 970 reais. Dentre os bens aceitos estão joias, canetas, relógios e pratarias.

Sendo assim, se essa for uma opção viável para você, basta procurar a Caixa e solicitar o empréstimo. Além disso, clientes antigos e com um bom histórico podem conseguir condições melhores.

O que achou das informações trazidas nesse texto sobre penhorar joias? Gostou do post? Não esqueça de deixar sua opinião nos comentários!

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!