Para quem está precisando de dinheiro rapidamente para alguma emergência, penhorar joias pode ser uma boa opção. Mas você sabe como fazer isso e como funciona? Ou quais as vantagens da penhora em relação a outros métodos? Leia a abaixo!
O que é penhor de joias?
Penhorar joias é uma modalidade de empréstimo. Para realiza-la, é preciso, obviamente, obter joias verdadeiras e legítimas, que possuam um bom valor avaliado.
Com elas, você pode conseguir um empréstimo no valor da joia, e com juros mais baixos. Isso porque, a joia é utilizada como garantia no negócio. Desse modo, o risco do banco é bastante baixo, o que torna o juros mais em conta. Outra vantagem é que ele também pode ser feito por pessoas que estão com o nome sujo no SPC.
Porém, a desvantagem é que se o empréstimo não for pago, a joia fica para o banco, ou seja, o cliente a perde. E muitas vezes, principalmente quando falamos em joias familiares, seu valor sentimental pode ser grande, e perde-la não é um bom negócio.
Como penhorar joias?
A primeira questão que deve-se saber antes de penhorar joias é onde esse empréstimo pode ser realizado. O único banco que possui essa modalidade de crédito é a Caixa Econômica Federal.
Assim, basta procurar o banco, e levar a joia que se deseja penhorar. Lembrando que o valor máximo do empréstimo é o valor da joia. O dinheiro normalmente sai na hora, sendo essa uma boa opção para quem quer dinheiro rapidamente. A avaliação da joia também é feita no mesmo instante, por um técnico do banco.
Porém, para isso, é preciso encontrar uma agência que possua penhor, já que não são todos os lugares que possuem esse serviço e esse profissional. Para isso, basta olhar no site da Caixa e ver qual é a agência mais próxima. Para penhorar joias, é preciso também levar documentos como RG, CPF e comprovante de residência.
A grama do ouro pode valor até 97 reais. Sendo assim, uma peça de 10 gramas pode proporcionar um empréstimo de 970 reais. Dentre os bens aceitos estão joias, canetas, relógios e pratarias.
Sendo assim, se essa for uma opção viável para você, basta procurar a Caixa e solicitar o empréstimo. Além disso, clientes antigos e com um bom histórico podem conseguir condições melhores.
O que achou das informações trazidas nesse texto sobre penhorar joias? Gostou do post? Não esqueça de deixar sua opinião nos comentários!
*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.