O penhor rural é uma modalidade de penhor, que possui como especificidade, o uso de incrementos rurais como garantia. Apesar de ser pouco conhecido e utilizado pelas pessoas, ele é uma modalidade de crédito que possui bastantes vantagens.
Um dos motivos para ele não ser uma opção muito popular, é porque são poucas as pessoas que possuem esses bens para utilizar como garantia. Por isso, a grande maioria das pessoas que realizam esse tipo penhor são agricultores e fazendeiros.
Como fazer um penhor rural?
Para realizar um penhor rural, basta procurar uma empresa financeira que realize esse tipo de empréstimo. Caso o bem utilizado para o penhor seja um imóvel, é preciso que o penhor seja formalizado no Cartório de Registro de Imóveis.
Diferentemente de outros tipos de penhores, onde o bem penhorado fica de posse do credor, no caso do penhor rural, o cliente continua podendo utilizar o que foi dado como garantia (no caso de imóveis e animais, por exemplo). Porém, não pode vender, e deve cuidar de toda a manutenção. A empresa que realizou o penhor pode vistoriar sua garantia para certificar-se que ela ainda está em bom estado e com o mesmo valor.
O que pode ser usado no penhor rural?
Poucas pessoas sabem, mas há diversas opções de bens que podem ser dadas como garantia no penhor rural. Esse tipo de penhor aceita bens agrícolas e bens pecuários de diversos tipos, como por exemplo:
- Criação de animais, como bois e porcos, por exemplo;
- Imóveis;
- Instrumentos agrícolas ou pecuários utilizados no dia-a-dia do cliente;
- Máquinas;
- Madeiras de corte, como lenha ou carvão vegetal;
- Colheita de frutos e grãos.
No entanto, é preciso ter muito cuidado sobre o que será dado como garantia, já que assim como funciona em qualquer tipo de penhor, no rural o cliente que não efetuar o pagamento do empréstimo pode perder definitivamente o bem que foi oferecido como garantia.
Você já tinha ouvido falar sobre o penhor rural? O que achou dessa modalidade de empréstimo? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com seus amigos!