Tranquilidade Financeira – Humberto Veiga

Atualizado em 13/10/2014
Publicado em 20/04/2012
Autor: Emprestimo Online

Saber como se planejar financeiramente para construir um futuro seguro requer determinados conhecimentos que, muitas vezes, não estão ao alcance do brasileiro. Neste sentido, o livro Tranquilidade Financeira do economista Humberto Veiga mostra que é possível, para pessoas sem conhecimentos acadêmicos de Economia, entender e planejar o seu orçamento para atingir objetivos materiais e conseguir um porvir tranqüilo.

Em suas primeiras palavras, o livro mostra as modificações acerca da expectativa de vida, que nos últimos tempos e com as evoluções em diversas áreas do conhecimento humano, tenderam a aumentar e devem progredir cada vez mais. Com isto, a propensão dos anos que virão, é que haverá muito mais pessoas na terceira idade, assim, é necessária a organização pessoal financeira. Ainda, o autor destaca que a responsabilidade pela segurança financeira não é mais só do governo, e sim, do próprio indivíduo.

Neste caminho, o livro, ao tratar das questões previdenciárias, inicia um momento de reflexão aos leitores. Através de perguntas objetivas, instigadas pelo autor, é possível fazer com que o leitor pense e conheça o seu objetivo financeiro, seja quanto à aposentadoria, seja quanto aos investimentos. É a partir desse autoconhecimento que o leitor pode evoluir a sua leitura e identificar os pontos importantes para obter êxito.

Frente à nova realidade que se estabelece no mundo, e claro, no Brasil, o autor exibe a preocupação que há em relação ao novo cenário: já que a tendência é haver a diminuição da população economicamente ativa (ou seja, aqueles que estão em fase de contribuição) em relação ao maior número de pessoas da terceira idade, que por sua vez, vão depender da previdência, é preocupante pensar que a Previdência Social terá que suportar toda esta nova situação. É através deste pensamento que Humberto Veiga identifica a necessidade de um planejamento financeiro, e então, com mais uma série de perguntas, respondidas através de exemplos práticos, o leitor passa a compreender como deve ser feito um planejamento. Por meio de situações cotidianas, o autor faz com que o livro se torne um guia de fácil compreensão para levar ao aprendizado financeiro pessoal, ajudando o próprio leitor a escolher a forma de organização da sua tranquilidade financeira, a qual o título do livro propõe, realmente, ensinar.

Os capítulos do livro são organizados no sentido de progressão de conhecimento. A medida que o autor explora um tema, ele pratica e testa o leitor para total aprendizagem, e assim, poder prosseguir o aprofundamento temático.

Em um capítulo especial, o autor pretende informar sobre o cuidado na hora de contratar profissionais para a elaboração de consultoria para investimentos. Neste capítulo, o livro abre os olhos do leitor para mostrar que existem consultores ligados a determinadas instituições financeiras, que podem não oferecer boas condições, justamente, por possuírem interesses conflitantes.

O livro é dono de uma linguagem acessível, além de possuir uma maneira bem didática de tratar as possíveis formas de manutenção de um futuro seguro. Com pequenos, fáceis e práticos exemplos é possível se ter um curso completo sobre como buscar as condições mais favoráveis para um investimento, além de ensinar como organizar um futuro tranqüilo financeiramente, situando e mostrando um pouco a realidade previdenciária para um planejamento eficaz.

O livro Tranquilidade financeira é da editora Saraiva, possui 174 páginas e pode ser encontrado em diversas livrarias do Brasil. O autor, Humberto Veiga, é Doutor em Economia pela Universidade de Brasília, e hoje em dia, atua como consultor legislativo da Câmara dos Deputados. Publicou outros livros que tratam sobre educação financeira. Em seu Blog, http://www.betoveiga.com/log/, é possível encontrar dicas sobre investimentos, Previdência Privada e Finanças Pessoais.

 

 Artigos relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!
Pular para a barra de ferramentas