May 4 2012

Regina Di Ciommo

Empréstimo Consignado: excelentes benefícios que as empresas oferecem aos seus funcionários





Como aproveitar todas as vantagens do Empréstimo Consignado.

Empréstimo Consignado: Uma das melhores opções de empréstimo existentes no mercado, com crédito rápido, juros baixos e facilidade no pagamento.

O empréstimo consignado oferece a possibilidade de crédito rápido, sem necessidade da papelada burocrática e sem que seja necessário esperar muito tempo pela aprovação. Isto porque o pagamento de sua amortização através de parcelas mensais é feito com o desconto nos vencimentos, feito pela fonte pagadora. O empréstimo consignado é um empréstimo utilizado por servidores públicos, funcionários de empresas privadas, militares, aposentados e pensionistas.

Os créditos consignados ligados ao Ministério da Previdência Social, que são concedidos a aposentados e pensionistas, corresponderam a R$ 2,9 bilhões em janeiro de 2012, com um aumento de 26% em relação a 2011.

Conheça algumas vantagens do Empréstimo Consignado:

  • Este tipo de empréstimo é considerado um dos mais vantajosos do mercado, por proporcionar crédito com rapidez, pois sua aprovação é imediata, mediante a solicitação. O prazo para pagamento pode se estender a 60 meses, sem necessidade de avalista e consulta aos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.
  • O empréstimo consignado tem hoje as taxas de juros mais baixas do mercado financeiro. Na verdade, os bancos ou instituições financeiras oferecem o crédito com risco igual a zero. Apesar do valor do empréstimo consignado ser geralmente menor do que os concedidos por outras modalidades de empréstimo, a inadimplência nessa categoria praticamente não existe. As taxas de juros relativas ao empréstimo consignado, segundo dados do Banco Central, costumam ser de 2% ao mês, o que é bem inferior ao crédito direto ao consumidor, com taxas de juro em torno de 4,5% ao mês.
  • Essa é uma boa opção de crédito, mais vantajosa do que utilizar o cheque especial, em que os juros cobrados são bem maiores. Mais ainda se comparado com as condições de um cartão de crédito.
  • O crédito pode ser concedido por uma instituição em convênio com a empresa do trabalhador, por sindicatos ou outra instituição. O empregador ou a Previdência Social controlam a operação, que não pode ultrapassar 30% do salário ou benefício de pensionista ou aposentado.
  • O crédito é rapidamente liberado e o pagamento será cobrado em parcelas mensais, debitadas automaticamente do salário ou benefício, pelo prazo contratado.

No entanto, se você não tiver outras fontes de renda, o crédito consignado fará com que o seu salário ou aposentadoria diminua sensivelmente, e o melhor a fazer é um bom planejamento prévio para avaliar seu orçamento. É preciso calcular se o pagamento descontado do salário não comprometerá as despesas essenciais e futuros projetos e necessidades. Agindo com prudência, é possível utilizar o empréstimo consignado com segurança.

Para conseguir um Empréstimo Consignado, basta procurar o departamento de Recursos Humanos da empresa em que trabalha ou qualquer agência bancária ou de empréstimos. Não esqueça de pesquisar os limites, vantagens e taxas de juros cobradas, que podem variar de acordo com a renda de cada cliente.

Artigos relacionados:

Sobre o autor: Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Autora e coordenadora de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, nos estados de São Paulo e Bahia.