As vantagens e armadilhas quando se faz um empréstimo com Cartões de Crédito

Data de publicação: 04/05/2011.
Autor: Guilherme da Luz

cartoes-de-credito“Excelentes dicas e conselhos que você precisa para tirar os melhores proveitos dos cartões de crédito e evitar cair em suas armadilhas”

Os cartões de créditos surgiram nos Estados Unidos na década de 20, com os cartões Diners e American Express. Naquela época, apenas os clientes mais fiéis dos bancos tinham o privilégio de receber este benefício.  Trinta anos mais tarde, os cartões chegaram ao Brasil e hoje é sucesso absoluto para transações financeiras e é quase impossível de dizer quem é que hoje não possui um cartão de plástico na carteira.

O cartão de crédito normalmente tem juros altíssimos e por isso é preciso que  seja utilizado com bastante atenção.  É como se fosse um jogo de astúcia, se você  souber jogar e agir bem você vai sempre acabar tirando vantagens dele.
O grande faturamento dos cartões de crédito vem daquelas pessoas que deixam acumular suas dívidas no cartão e que não sabem do perigo que estão correndo. Uma das “jogadas” das empresas de cartão de crédito é permitir que você mensalmente apenas um valor mínimo da fatura, e aí, o montante se acumula e você acaba caindo numa armadilha que muitas vezes pode levar à falência.

O uso do cartão de crédito é infelizmente utilizado muitas vezes como impulso, até mesmo como um ato de aparência e glamour. Por exemplo: -Vi uma bolsa maravilhosa ontem no shopping.  Eu estava sem dinheiro mas… aí eu paguei com cartão! Não e fantástico?
Tem muita gente por aí que não sabe utilizá-los, colecionando cartões de crédito e adquirindo muitas dívidas, sem saber realmente do perigo que estão correndo.

Por outro lado, eles podem oferecer vantagens extremamente compensadoras e atraentes onde você pode economizar dinheiro e também se dando muito bem.  A grande vantagem dos cartões de crédito é de que eles oferecem um longo prazo para o pagamento da fatura e que normalmente não cobram taxas se você pagar a fatura total no dia do vencimento.

Além disso, é muito bom saber que não é preciso carregar dinheiro físico pelas ruas ou cheques para o pagamento de compras. E também é uma maneira muito segura e eficiente quando você for viajar, já que os cartões são aceitos em todos os lugares do mundo.

Uma boa dica para o uso dos cartões de crédito é pesquisar bem e escolher aqueles que não cobram anuidade e ainda oferecem prêmios e programas de fidelidade como o cartão com plano de milhagem, cartões de supermercado, cartões que oferecem pontos entre outros tipos de vantagens. Possuir apenas dois cartões de crédito pode te dar a possibilidade de estabelecer uma forte relação com eles e receber vários benefícios em troca.

Uma outra dica interessante é ter um cartão com o vencimento perto da data em que você recebe o seu salário mensal e o outro cartão com a data de vencimento em duas semanas subsequentes. Agindo assim, você terá maior facilidade para o uso de acordo com a data vencimento permitindo que você tenha um prazo maior de acordo com as datas das faturas.  Tente descobrir com o seu banco as datas limites para você utilizar os cartões e que permita lançar a fatura para o mês seguinte.

Fique bem atento e tire os melhores proveitos dos cartões de crédito e evite ao máximo que as suas dívidas se acumulem. Normalmente os cartões possuem altíssimas taxas de juros e que podem passar dos 300% ao ano.  Portanto, tome muito cuidado.

Realize suas compras com cautela, “jogue” bem com as datas de vencimento e tente tirar um bom proveito dos prêmios e pontos que ele oferecem. Respeitando estas regras, você vai ser mais um que só tem a ganhar com o uso dos cartões de crédito.

Artigos relacionados:

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!