Escolhas saudáveis capazes de transformar sua vida para melhor


Publicado em01, outubro, 2019
Guilherme

Escolhas saudáveis capazes de transformar sua vida para melhor

Imagem: https://www.pexels.com/photo/photo-of-smiling-woman-woman-in-black-sports-bra-and-black-leggings-1033374/

Todos os dias fazemos várias escolhas e algumas delas podem impactar positivamente na sua saúde e na sua vida. Mas como tomar decisões mais saudáveis?

Todo os dias nos deparamos com decisões que precisamos tomar para que nossa rotina funcione da melhor forma possível. Mas e nosso corpo? Você já parou para pensar como as suas opções diárias impactam na sua saúde? Fazer escolhas saudáveis capazes de transformar a vida para melhor é mais simples do que parece. Veja como a seguir!

Ter uma alimentação saudável

Lembra daquela frase “Nós somos aquilo que comemos”? Pois é, ela continua atual e verdadeira. Médicos e pesquisadores já provaram em suas pesquisas o quanto uma alimentação balanceada é capaz de manter a saúde em dia, aumentando a disposição e a energia do organismo. Comer alimentos saudáveis também é uma questão de escolha.

Se você costuma levar comida de casa para o trabalho, tente optar por um prato bem nutritivo, com pouco carboidrato, proteína (de fonte vegetal ou animal) e verduras ou legumes. O preço desses itens pode variar bastante de mercado para mercado, então uma dica é acessar o catálogo de lojas como o Walmart pela internet e descobrir antecipadamente quais são as promoções da semana.

Agora, se você costuma comer em restaurantes no seu dia a dia, fuja das tentações das comidas gordurosas. Você pode estabelecer um dia para fugir da regra e pegar um pedaço de lasanha, por exemplo, mas tente focar nos outros dias em um prato bem colorido e nutritivo.

Um sono de qualidade

A insônia é um distúrbio que afeta 73 milhões de brasileiros. Isso significa que uma boa parcela da população não tem o sono de qualidade que o corpo necessita para realizar suas funções corretamente. Dormir pouco ou mal impacta no nível de atenção, enfraquece o sistema imunológico, gera problemas de memória e até aumenta o risco de doenças cerebrais e cardíacas.

Mas isso também pode ser uma questão de escolha. Muitas vezes, a insônia está ligada a hábitos incorretos na hora de deitar. Antes de buscar por remédios para dormir, faça um teste: algumas horas antes de ir para a cama, desligue os aparelhos digitais, como o celular e a televisão. Tente fazer atividades relaxantes, como ler um livro, desenhar ou meditar. E mantenha um horário limite para deitar diariamente. Essa mudança de rotina pode ser fundamental para um sono melhor.

Meditação

Se você é o tipo de pessoa que tem vontade de virar os olhos só de pensar em meditação, pedimos que não pule esse tópico! Meditar pode até parecer “chato”, mas é uma das melhores práticas para encontrar o equilíbrio mental. Por ser uma atividade bastante tranquilizante, é indicada em qualquer momento do dia, seja ao acordar, em um período de estresse, ou antes de dormir.

E você não precisa se preocupar em como meditar: existem várias opções de aplicativos e vídeos na internet que ensinam como começar (as chamadas meditações guiadas). Lembre-se que meditar é gratuito! Ou seja, não custa nada para você fazer um teste e descobrir se tem algum efeito positivo para sua saúde.

 

Faça atividades físicas

Tão comum quanto falar dos benefícios da meditação, é falar dos benefícios da atividade física – e ainda assim, boa parte dos brasileiros não se movimentam regularmente. Além da sensação de bem-estar instantânea que um exercício causa, estar em movimento previne doenças e é uma das responsáveis pela longevidade.

Engana-se quem pensa que precisa ir em uma academia para treinar. Nada impede que você compre equipamentos e faça as atividades da sua casa. Até mesmo um vídeo game com movimentação pode ser um bom começo. Para gastar menos, o segredo é pesquisar bastante. Você vai sempre acabar encontrando preços baixos, como as ofertas Magazine Luiza do seu catálogo online e aproveitar suas promoções.

Beba água

Por mais simples que essa dica possa parecer, a maioria das pessoas não consome a quantidade de água que deveria para que o corpo funcione com qualidade. E é claro que isso merece atenção do segmento tecnológico: assim como existem apps para ser mais sustentável, existem apps para te lembrar de se manter hidratado.

Tomar água é importante para que o cérebro permaneça produtivo e ativo, controlar a pressão sanguínea, prevenir cãibras, melhorar o funcionamento intestinal, aumentar a resistência física, entre outros benefícios. Para não esquecer de beber água, vale deixar uma garrafa sempre cheia no seu ambiente de trabalho e na sua casa. Assim, não tem como ter preguiça de levantar para encher o copo.

Hora da ação

Essas são dicas que podem melhorar sua rotina com passos simples. São pequenas escolhas saudáveis capazes de transformar sua vida e dar mais energia para seus dias. Hora da ação: que tal escolher pelo menos uma atitude para pôr em prática hoje mesmo? O desafio está lançado!

 

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!