October 20 2012

Regina Di Ciommo

O maior sonho do consumidor brasileiro é a compra da casa própria

O grande sonho de consumo dos brasileiros, principalmente para a classe média, é a casa própria. Muitos integrantes da classe alta adiam a compra da casa de seus sonhos e pagam aluguel, até que tenham condições de comprar o imóvel projetado segundo suas preferências.

Segundo pesquisa recentemente realizada pela consultoria Gouvêa de Souza e divulgada no mês de setembro, a compra do imóvel para residência é o maior desejo para 45% dos homens e 40% das mulheres da classe C.

O imóvel encabeça a lista de sonhos, seguido pela compra do carro, em segundo lugar, para 34% dos homens e 30% das mulheres.

A educação é outro grande desejo importante para os integrantes da classe C, que citaram esse sonho em 29% dos casos entre mulheres entrevistadas e 25% dos homens.

Outros desejos de consumo são os computadores e produtos eletrônicos, para 22% das mulheres e 13% dos homens. A mobília para o lar se tornou um sonho de consumo importante para 20% das mulheres contra apenas 7% dos homens.

As viagens também passaram a ser sonhos para a nova classe média brasileira, apontadas por 12% das mulheres e 9% dos homens.

O estudo apontou que a residência é o centro do lazer e da vida do consumidor. Dentre os entrevistados, 49,5% afirmou que passam a maior parte do tempo livre em casa com a família, sendo que 40% assistem a filmes e TV. Para os solteiros o índice é menor, porque muitos preferem sair com amigos ou namorada/namorado.

Por ser a casa o local de permanência e lazer com a família, os serviços de TV por assinatura foram comprados por 32% dos entrevistados, sendo que 28% dos lares possuem internet banda larga.

Na nossa sociedade a casa própria adquire significados culturais importantes, ligados à noção de lar, aquele espaço onde as pessoas imaginam encontrar os momentos mais confortáveis e acolhedores de suas vidas.

Quando falam sobre o significado de lar, muitos se referem à cama gostosa, ao banheiro confortável, aos sons das pessoas queridas chegando ao final da tarde. É o local onde a família e os amigos se reúnem, o espaço que dá a sensação de paz e calor em um domingo chuvoso, o sentimento de alívio que se tem ao escapar dos congestionamentos do trânsito ou depois de uma longa viagem. É na casa, no lar, onde dormem as crianças, onde estão os abraços e onde transcorre o tempo das horas simples, mas abençoadas.

Talvez possamos definir lar apenas como aquele lugar onde existe o conforto de poder fazer um café da manhã de pijama… lá onde seu cachorro te espera sorrindo e seu gato dorme em seu colo.

Talvez esse seja a maneira mais fácil de entender a importância da casa própria e o porquê de ser esse o sonho mais importante para a maioria dos homens e mulheres da classe média brasileira.

Sobre o autor: Regina Di Ciommo

Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado em Recursos Naturais com especialização em Ecologia Humana. Pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, é professora de cursos de pós-graduação. Autora e coordenadora de projetos de desenvolvimento local e sustentabilidade, nos estados de São Paulo e Bahia.

Gostou do nosso artigo? Que tal aproveitar e realizar uma simulação de empréstimo e receber excelentes propostas através dos parceiros do site Emprestimo.org
Clique Aqui!

Muitos leitores realizaram a simulação de um Empréstimo através de nosso site!

De quanto dinheiro você precisa?


Discussão

Lourislucia March 21, 2013 at 1:23 pm

Bom dia!

Gostaria de saber como realizar o sonho da casa própria!

durceliu de fcatima de carvalho silva July 12, 2013 at 11:33 am

Oi,
Gostaria de comprar uma casa, como fazer?
Grata

MAYARA October 23, 2013 at 8:47 pm

Olá, pessoal
Gostaria de saber como faço para comprar minha casa ou construí-la?

Obrigada

0paulo Roberto da Silva March 20, 2014 at 11:44 am

Olá, bom dia.
Gostaria de saber como faço para comprar a casa própria.
Grato, Paulo.

daniel de oliveira April 9, 2014 at 4:21 pm

Olá,
Tenho um sonho, mas não sei se vai ser cumprido, ter uma casa. Não quero ser dramático, mas sincero. Hoje é muito difícil viver, principalmente quando todos pensam em si mesmo, a maioria. Por que? Aliás o governo…sinto-me como uma formiga, sem fazer nada, não quero ficar falando muito. Mas gostaria de ter minha casa, como faço?

Grato.

Postar um comentário