Por que ter controle financeiro é tão importante?

19, agosto, 2016
Jeniffer Elaina da Silva

Por que ter controle financeiro é tão importante?Todo mundo quer ter dinheiro para realizar sonhos – sejam eles grandes ou pequenos. Sem dinheiro, fazer aquele mochilão pela América Central ou comprar o carro do ano vai ficar apenas na imaginação.

É claro que dinheiro não traz felicidade, mas quem trabalha muito gostaria de ver seu esforço render bons frutos. Contudo, muita gente se perde entre contas a pagar e orçamento apertado, e aí os sonhos ficam ainda mais difíceis de serem realizados.

Muitos podem pensar que nessa crise política e econômica, em escala global, é impossível ter controle financeiro. Todavia, o contexto em que vivemos não pode ser desculpa para deixar as finanças de lado.

Confira a seguir 4 ótimas razões para entender a importância do controle financeiro:

Mais autonomia

Os amigos do trabalho chamam para o happy hour, mas você está sem dinheiro? Quer levar a namorada para jantar, mas já está no cheque especial? É bem chato ter que abrir mão de momentos especiais por falta de grana, não é?

Uma das vantagens do controle financeiro é ter mais autonomia. Com as finanças em ordem quem decide o que e quando fazer é você! Defina suas prioridades, faça um planejamento detalhado e pare de chegar no fim do mês com a carteira vazia.

Novas oportunidades

Quando as finanças estão em dia, fazer planos fica bem mais fácil. E ter objetivos claros auxilia bastante para tirar os planos do papel.

Fazer um curso de idiomas ou entrar numa faculdade renomada torna-se mais possível de acontecer se você tiver clareza de suas finanças. O controle financeiro ajuda justamente na hora de se planejar para realizar um sonho!

Imagina um horizonte de novas oportunidades à sua frente? Todos seus objetivos de vida, sejam pessoais ou profissionais, podem ser alcançados. O planejamento financeiro é o primeiro passo para isso.

Ninguém deseja perder uma chance de ouro por não ter se planejado, não é? Por isso mesmo, não deixe que a desorganização financeira te impeça de chegar lá.

Foco em investimentos

A grande maioria das pessoas precisa trabalhar muito para conseguir o que quer. Quando todo o esforço pode se materializar em algo positivo é muito bom. Ver seu dinheiro trazer um retorno palpável dá aquele gás para correr atrás do que quer, não é?

Para que o dinheiro poupado possa render bons frutos, uma ótima dica é começar a investi-lo. Fazer bons investimentos não é exclusividade dos milionários! Dá para usar aquele dinheiro parado na poupança para comprar ações de empresas como Petrobras e Ambev, por exemplo.

E não se preocupe em correr risco de perder tudo. A Bolsa de Valores, ao contrário do que muita gente pensa, não é um jogo de azar. Com visão estratégica e foco em seus objetivos você poderá turbinar seus recursos!

Segurança no futuro

Depois de trabalhar anos a fio chega a tão aguardada aposentadoria, mas traz consigo o choque de realidade: o orçamento pode cair pela metade. Muita gente faz um pé de meia para poder ter mais tranquilidade após os 50 anos. E está mais do que certo!

Neste sentido, aprender a investir dinheiro é a decisão mais acertada para aproveitar o controle financeiro. Afinal, de nada adianta poupar se não souber como fazer esse dinheiro render.

Os bons investidores sabem gerir suas finanças para aproveitar as oportunidades do mercado financeiro. Eles têm foco no presente, mas com perspectivas no futuro. É aí que está a grande sacada.

Organize suas finanças e aproveite os ganhos com investimentos para planejar um futuro sem preocupações!

Agora ficou fácil perceber como o controle financeiro pode mudar sua vida para melhor. Tenha em mente que com disciplina e organização você pode chegar mais longe. Mantenha sua saúde financeira em ordem e alcance todos os seus sonhos.

Definir suas prioridades e colocar no papel todos os gastos necessários é o ponto de partida. Aprenda a cuidar melhor do seu dinheiro. Seu bolso agradece!

Autoria: Ana Cláudia Inez – Equipe Toro Radar

Compartilhe esse artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como fazer o seu emprestimo online
Selecione o tipo de empréstimo que você deseja no topo do site.
Escolha um dos sites parceiros para solicitar seu empréstimo.
Preencha o formulário e confirme a sua solicitação.
Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!