O maior sonho do consumidor brasileiro é a compra da casa própria

Atualizado em 07/12/2015
Publicado em 20/10/2012
Autor: Regina Di Ciommo

O grande sonho de consumo dos brasileiros, principalmente para a classe média, é a casa própria. Muitos integrantes da classe alta adiam a compra da casa de seus sonhos e pagam aluguel, até que tenham condições de comprar o imóvel projetado segundo suas preferências.

Segundo pesquisa recentemente realizada pela consultoria Gouvêa de Souza e divulgada no mês de setembro, a compra do imóvel para residência é o maior desejo para 45% dos homens e 40% das mulheres da classe C.

O imóvel encabeça a lista de sonhos, seguido pela compra do carro, em segundo lugar, para 34% dos homens e 30% das mulheres.

A educação é outro grande desejo importante para os integrantes da classe C, que citaram esse sonho em 29% dos casos entre mulheres entrevistadas e 25% dos homens.

Outros desejos de consumo são os computadores e produtos eletrônicos, para 22% das mulheres e 13% dos homens. A mobília para o lar se tornou um sonho de consumo importante para 20% das mulheres contra apenas 7% dos homens.

As viagens também passaram a ser sonhos para a nova classe média brasileira, apontadas por 12% das mulheres e 9% dos homens.

O estudo apontou que a residência é o centro do lazer e da vida do consumidor. Dentre os entrevistados, 49,5% afirmou que passam a maior parte do tempo livre em casa com a família, sendo que 40% assistem a filmes e TV. Para os solteiros o índice é menor, porque muitos preferem sair com amigos ou namorada/namorado.

Por ser a casa o local de permanência e lazer com a família, os serviços de TV por assinatura foram comprados por 32% dos entrevistados, sendo que 28% dos lares possuem internet banda larga.

Na nossa sociedade a casa própria adquire significados culturais importantes, ligados à noção de lar, aquele espaço onde as pessoas imaginam encontrar os momentos mais confortáveis e acolhedores de suas vidas.

Quando falam sobre o significado de lar, muitos se referem à cama gostosa, ao banheiro confortável, aos sons das pessoas queridas chegando ao final da tarde. É o local onde a família e os amigos se reúnem, o espaço que dá a sensação de paz e calor em um domingo chuvoso, o sentimento de alívio que se tem ao escapar dos congestionamentos do trânsito ou depois de uma longa viagem. É na casa, no lar, onde dormem as crianças, onde estão os abraços e onde transcorre o tempo das horas simples, mas abençoadas.

Talvez possamos definir lar apenas como aquele lugar onde existe o conforto de poder fazer um café da manhã de pijama… lá onde seu cachorro te espera sorrindo e seu gato dorme em seu colo.

Talvez esse seja a maneira mais fácil de entender a importância da casa própria e o porquê de ser esse o sonho mais importante para a maioria dos homens e mulheres da classe média brasileira.

Artigo relacionado:

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!