October 14 2015

Jeniffer Elaina da Silva

Como um plano de negócios pode me ajudar na hora de pedir um empréstimo?

Como um plano de negócios pode me ajudar na hora de pedir um empréstimo? Você pode pensar o contrário, mas plano de negócios e empréstimos tem tudo a ver! E uma bom verbo conecta-os: avaliar. Sim, avaliar todos os detalhes da empresa é necessário, e ainda mais na hora de fazer um empréstimo ou financiamento.

Se você está começando um negócio ou executando um já existente, a obtenção de um empréstimo pode ser um fator muito importante, principalmente para pequenas empresas. Mas, muitos empreendedores tem dificuldade em saber por onde começar de fato.  Nessas horas, o plano de negócios pode entrar como uma vital ferramenta para tomar boas decisões.  O plano de negócios é muito conhecido pelos empresários para obter organização e executar um bom planejamento dos negócios, ter mais certezas na hora de abrir a empresa ou prestar um serviço.

O mercado de financiamento é altamente competitivo, sem dúvidas, e todos os potenciais (ou a boa maioria deles) exigem acesso a recentes declarações de renda, os lucros e perdas da empresa. Isso tudo pode ser altamente eficaz quando entregue juntamente com um plano de negócios atualizado, pois auxiliará todos a terem uma visão mais completa tanto do passado quando do futuro da empresa. O planejamento financeiro de uma empresa deve ser feito com uma previsão de 3 anos – aliás, três anos é o máximo que pode se considerar uma previsão com uma realidade palpável.

Outro ponto importante é que o banco e outras instituições com linhas de financiamento querem correr o mínimo risco possível. Por isso, lembre-se de elaborar um estudo completo com a análise de mercado, produto, operação e finanças, mostrando a viabilidade do projeto e a capacidade de pagamento e quitação de dívidas.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Sobre o plano de negócios:

A forma mais conhecida por todos para escrever um plano de negócios é utilizar o bom e velho Excel – com suas diversas possibilidades e fórmulas, descobrindo o caminho das pedras nos sites de buscas. Hoje em dia é possível encontrar softwares que irão ajudar a fazer um plano de negócios claro e objetivo. O empreendedor não precisará se preocupar em descobrir qual a fórmula necessária para calcular os investimentos, perdas ou lucros. Além disso, poderá saber na hora se o dinheiro e investimento que possui é o bastante para viver e sobreviver. Um bom plano de negócios escrito ajuda a transmitir todos os pontos importantes para os potenciais investidores, ajudando-os a se sentirem confiantes em você e no rigor considerado para cenários futuros.

“Hoje em dia é possível encontrar softwares que irão ajudar a fazer um plano de negócios claro e objetivo. O empreendedor não precisará se preocupar em descobrir qual a fórmula necessária para calcular os investimentos, perdas ou lucros.” 

Não deixe de analisar:

  1. Identifique no seu plano com clareza e objetividade qual a necessidade de obter crédito. Ou seja, qual a finalidade para aquele recurso requerido.
  2. Busque informações sobre as linhas de financiamento/crédito e em qual delas suas necessidades se encaixam melhor, a partir daí, você terá uma visão bem mais clara na hora de informar no seu plano.
  3. Lembre-se de levar em conta as taxas extras cobradas, como seguro e tarifas – E coloque essas informações no seu planejamento financeiro.
  4. Após ter seu plano de negócios completo – leve toda a documentação para a instituição financeira analisar e liberar (ou restringir) seu empréstimo.

Com esses em fatos em mente, é possível seguir em frente. Todo esse estudo garantirá que você tenha uma noção melhor do que é realmente importante e necessário para a sua empresa. Obviamente, é necessário pensar em diversos detalhes para ter sucesso com aquela grande ideia que deu início ao seu planejamento, mas esses serão seus primeiros passos que devem ser indispensáveis como estratégia.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Autora:

Diana Morgado, 25, é formada em relações internacionais, mora em Berlim e trabalha junto com o time de internacionalização do SmartBusinessPlan, a ferramenta de plano de negócios que auxilia o empresário a ter sucesso com a organização dos seus negócios e com o planejamento financeiro completo.

Sobre o autor: Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.

Gostou do nosso artigo? Que tal aproveitar e realizar uma simulação de empréstimo e receber excelentes propostas através dos parceiros do site Emprestimo.org
Clique Aqui!

Muitos leitores realizaram a simulação de um Empréstimo através de nosso site!

De quanto dinheiro você precisa?


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário