Fazer um empréstimo pode ser também aquele empurrãozinho para a realização de seus sonhos.

Atualizado em 23/09/2019
Publicado em 05/03/2011
Autor: Emprestimo Online

Imagine o seguinte cenário: Você está sentado no sofá de sua casa, em pleno domingo à tarde, assistindo ao seu programa de TV favorito e no intervalo comercial aparece a propaganda da sua cerveja favorita. De repente, você levanta prontamente do sofá e grita para a sua esposa:  – Querida, vou abrir um bar lá na Rua da Felicidade, esquina com a Avenida Bonança e vamos ganhar bastante dinheiro!

Aí então surge aquela tradicional pergunta: Onde é que você vai arrumar dinheiro para abrir esse negócio? Hoje em dia está cada vez mais fácil de responder a esta pergunta. Faça um empréstimo! A partir daí começa então a sua história como empreendedor.

O ato de pedir e receber empréstimos é um antigo costume da humanidade que sempre confiou em permutas, ou seja, de exercer o comércio de trocas. Antigamente, era muito comum de os vizinhos trocarem, por exemplo, ovos de galinha por sacos de arroz. Num certo dia, a galinha de um deles não produz os ovos e para que o outro não fique sem arroz surge o “empréstimo”, onde um vizinho passa a ter uma dívidacom o outro.

Algumas pessoas passaram a se especializar a oferecer créditos e aí nasciam os agiotas. E mais tarde, as instituições financeiras como os banco e empresas privadas. O processo de obtenção de créditos evoluiu bastante e muitos modelos foram criados e se estabeleceram no mercado para diferentes tipos de negócios.

Fazer um empréstimo pode ser também aquele empurrãozinho para a realização de seus sonhos.

Imagem: Getty Images

Alguns deles serão citados abaixo:

Empréstimo Consignado: É um empréstimo com pagamento indireto, onde os juros são deduzidos diretamente da folha de pagamento da pessoa física. É bem seguro para quem está emprestando, já que a cobrança é praticamente automática e a responsabilidade é da empresa empregadora ou do sindicato.  Não necessita de avalista e oferece ótimas condições no mercado. Até mesmo pessoas com o nome sujo no SPC ou no Serasa tem condições de obter este tipo de empréstimo.

Empréstimo para Aposentados e Pensionistas do INSS: É considerado um empréstimo de médio prazo, podendo ser pago em até 60 meses. As parcelas do empréstimo são pré-fixadas, mensais e sucessivas, possibilitando que o titular beneficiário tenha o conhecimento prévio do valor de todas as parcelas.

Empréstimo para compra de automóveis: É também conhecido como financiamento de veículos, ou seja, é um recurso destinado à compra de carro, moto, caminhão ou outro tipo de veículo. Existem várias soluções financeiras no mercado de acordo com a sua necessidade e os prazos de pagamento podem variar de 1 a 10 anos. Os tipos mais comuns de financiamentos são: Crédito Direto ao Consumidor (CDC), Leasing e Consórcio.

Empréstimo Pessoal: É uma operação financeira de crédito rápido, onde você pode fazer o que quiser com o dinheiro recebido, sendo considerado um dos tipos de ajuda financeira mais praticados no Brasil. Você escolhe o valor dentro dos seus rendimentos e que normalmente pode ser de até 70% do seu salário. O número de parcelas pode ser negociado e o valor é debitado diretamente da sua conta corrente.

Empréstimo Estudantil: É um financiamento estudantil que foi criado em 2005 e que substitui o programa de crédito educativo. Para a solicitação deste financiamento é necessário cumprir alguns requisitos, como por exemplo, idoneidade cadastral e apresentar uma renda de no mínimo duas vezes o valor que for financiado mensalmente.

Crédito ImobiliárioÉ um tipo de empréstimo feito e avaliado para quem deseja alugar ou comprar um imóvel para fins residenciais ou comerciais. As instituições financeiras e até mesmo o governo oferecem muitas facilidades para quem sonha com a casa própria ou até mesmo para a realização de uma reforma.

Crédito Pessoal de antecipação do Imposto de Renda: É um tipo de empréstimo para quem necessita de dinheiro rápido e urgente. Parte dos recursos provenientes da restituição do seu imposto de renda é antecipado através do pagamento em parcela única. Para isso, é necessário que você indique em sua declaração o nome e o número da conta junto àinstituição financeira.

Crédito Rural: É o tipo de empréstimo utilizado especialmente para investimentos empresariais que estão envolvidos com o meio Rural. Os recursos podem abranger diversos tipos de atividades rurais.

Agora que você já sabe quais são os tipos de empréstimos existente no mercado é muito importante ficar atento e pesquisar bem sobre as instituições financeiras existentes no mercado. Procure saber bem sobre as vantagens e desvantagens que elas oferecem, além de ter a certeza que você irá receber o seu dinheiro de forma rápida e eficiente, seja através do banco ou de outras empresas especializadas em empréstimo financeiro.

Se você está com o nome sujo no SPC ou Serasa, procure empresas bem conhecidas e com boa reputação no mercado. Se buscar empréstimo com o correspondente bancário de algum banco, procure ter mais informações sobre a empresa promotora de crédito. Muitas instituições financeiras oferecem Empréstimo Pessoal sem Consulta, como os bancos nacionais privados e Banco de Empréstimo com o pagamento consignado em folha de pagamento.

A história atual nos mostra que muitas pessoas sucederam profissionalmente  através de sua perseverança em montar um negócio próprio, mesmo quando eles não possuíam o capital necessário para a abertura da empresa. Um grande exemplo é o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, que recebeu dinheiro emprestado de um dos fundadores do Paypal, Peter Theil, para continuar com o seu projeto na web. Em 2008, o seu site já era avaliado em mais de 15 bilhões de dólares.

Portanto, não tenha medo de solicitar um empréstimo. Muitas vezes fazer um empréstimo é como receber um empurrãozinho para a realização de sonhos e ambições. Seja construir um site de sucesso, trocar de carro, comprar um apartamento novo ou simplesmente realizar qualquer outro tipo de investimento.

Antes de mais nada, para que você faça um empréstimo é muito importante que o seu projeto seja planejado antecipadamente passo a passo para que tudo seja feito com organização e bastante cautela. Respeitando estas regras você terá um futuro bem melhor, com menos riscos e evitando dívidas altas e incontroláveis.

Artigo relacionado:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!
Pular para a barra de ferramentas