Sem dúvida, adquirir valores online é mais simples. O consumidor pode fazer tudo de frente para o computador, sem sair de casa ou precisar negociar pessoalmente. Contudo, é necessário tomar alguns cuidados com empréstimos na internet.
Segundo dados do Serasa Experian, o Brasil tem hoje cerca de 61 milhões de inadimplentes. Mais do que a desorganização financeira, o problema é causado especialmente pela recessão econômica do País. O empréstimo pode, então, ser uma ótima solução para deixar as dívidas no passado.
Dessa forma, acompanhe nossas dicas de como obter um empréstimo online com segurança.
3 cuidados com empréstimos na internet
1. Pesquise sobre a financeira
Apenas empresas autorizadas pelo Banco Central do Brasil podem oferecer serviços financeiros no País. Por isso, o primeiro passo para verificar a companhia é visitar o site do BCB e pesquisar se ela possui autorização para atuar.
Outra consulta interessante de se fazer é no portal Reclame Aqui, e nas redes sociais da financeira. Nos sites, os consumidores expõem suas opiniões sobre os serviços prestados. Assim, você terá maior noção dos problemas ou benefícios de contratação do empréstimo com a instituição.
2. Analise a segurança do site
Qualquer portal em que é necessário inserir dados pessoais deve possuir certificado de segurança. É isso que garante que todas as informações serão criptografadas, evitando o “roubo” e uso dos dados por terceiros.
Por isso, verifique o que a empresa diz sobre a segurança da sua página. Você também pode visualizar o desenho de um cadeado fechado no canto superior esquerdo do portal.
3. Não realize pagamentos antecipados
Nenhum empréstimo pode ser condicionado ao pagamento de um valor antecipado. Mesmo que a financeira diga que o dinheiro é de uma parcela. Você só deve começar a pagar um empréstimo quando já tiver o dinheiro que deseja em mãos. Do contrário, a financeira agirá de má-fé, e provavelmente aplicará um golpe virtual. Cuidado!
Seguindo esses cuidados com empréstimos na internet, sua negociação será um sucesso, e não uma dor de cabeça.