Muitas pessoas recorrem ao empréstimo pessoal como uma alternativa para imprevistos e faltas de dinheiro que ocorrem nos orçamentos familiares. Porém, é muito importante que antes de tomar qualquer decisão, seja feita uma simulação de empréstimo pessoal.
O empréstimo pessoal é uma excelente saída para momentos de aperto e imprevistos que podem ocorrer a qualquer momento. Porém, é preciso tomar cuidado para que a situação não acabe se agravando e saindo fora de controle.
Para isso, o ideal é fazer uma simulação de empréstimo pessoal, para que assim, o consumidor possa saber qual o valor da parcela a ser paga e quanto tempo vai durar essa dívida. Esse planejamento pode fazer toda a diferença no longo prazo.
Por que fazer uma simulação de empréstimo pessoal?
Muitas pessoas acabam contratando um empréstimo sem ter a dimensão da conta que estão assumindo. Esse ato é extremamente imprudente pois pode trazer enormes problemas depois de um tempo. É preciso que o cliente esteja preparado para assumir tal dívida.
Alguns consumidores que estão com pendencias também assumem um empréstimo para pagar as outras dívidas. Porém, é preciso tomar cuidado para que isso não acabe se transformando em uma bola de neve sem fim.
Saber o tamanho da conta que está sendo adquirida é muito importante, para que assim, o cliente tenha certeza de que poderá pagar por todo o empréstimo. Lembrando que os juros dos empréstimos podem ser bem altos.
A simulação também serve para que o cliente saiba quanto poderá retirar e qual o prazo máximo para pagamento. De acordo com a sua faixa etária, renda e outros fatores, ele poderá determinar com mais precisão, qual será o valor máximo disponibilizado pela empresa. Esse valor também altera de uma financeira para outra, mas é possível descobrir uma boa média.
Como fazer essa simulação?
Cada empresa financeira possui a sua taxa, porém, é possível fazer uma simulação de um valor aproximado que será o empréstimo e quanto ficará a parcela.
Para fazer a sua simulação você pode fazer da seguinte maneira:
- Procurar em motores de busca um simulador confiável;
- Colocar os seus dados CORRETAMENTE;
- Escolher o valor que deseja retirar;
- Escolher o prazo que deseja pagar;
- Escolher a instituição de sua preferência.
Com bases nessas informações você pode ver aproximadamente como ficará o empréstimo. Porém, em alguns sites há comparadores que ainda mostram várias empresas financeira e qual a melhor para o seu caso.
Agora que você já sabe como e porque fazer uma simulação de empréstimo pessoal, não deixe de faze-la antes de contratar o seu empréstimo. Também não deixe de compartilhar com seus amigos e comentar abaixo as suas duvidas e o que achou do post.