Por que empréstimo para negativado tem juros maiores?

Atualizado em 24/09/2019
Publicado em 29/03/2019
Autor: Jeniffer Elaina da Silva

Você já se perguntou por que empréstimo para negativado tem juros maiores? Se sua resposta é sim, acompanhe este artigo e entenda melhor essa situação.

Milhões de brasileiros possuem restrição no nome, a situação popularmente conhecida como ‘nome sujo’. E, para a maioria dessas pessoas, é justamente nessas situações em que um empréstimo pessoal é mais recomendado.

Afinal, com ele você pode pagar todas as suas dívidas, ‘limpando seu nome’ e assumindo apenas uma parcela mensal. No entanto, na maioria das instituições financeiras, o empréstimo para negativado tem juros maiores. Muitas vezes responsáveis por tornar essa uma solução inviável. Entenda neste artigo porque isso acontece.

Por que empréstimo para negativado tem juros maiores?

Imagem: Getty Images

Entenda por que o empréstimo para negativado tem juros maiores

A prática de juros maiores em empréstimos para negativados nada mais do que um mecanismo de defesa dos bancos e instituições financeiras. Isso acontece porque, quando uma pessoa possui um CPF negativado, significa que ela deixou de cumprir com algum compromisso financeiro.

Ou seja, essa pessoa é inadimplente. Nesses casos muitas instituições financeiras e bancos do ramo acabam se negando a promover um empréstimo para essas pessoas. E quando o promovem, disponibilizam um empréstimo para negativado com juros maiores.

Assim, eles garantem que essa pessoa não solicitará mais dinheiro do que realmente pode pagar. Se protegendo assim de um possível prejuízo futuro. Além disso, o número de parcelas para o pagamento do empréstimo influencia diretamente na incidência dos juros aplicados. Logo, quanto maior for o número de parcelas escolhido pelo solicitante do empréstimo, maiores serão os juros aplicados, e vice e versa.

Cuidados que um negativado deve ter ao solicitar um empréstimo

Agora que você já viu porque o empréstimo para negativado tem juros maiores, vale a pena conhecer alguns dos cuidados mais importantes a serem tomados caso esteja precisando de uma grana extra e tenha o nome sujo.

  1. Fique atento a golpes

Existem muitas empresas no mercado que garantem empréstimos com boas condições de pagamento e taxas de juros baixas mesmo para negativados, que são fraudulentas. A maioria delas cobra depósitos antecipados ou apenas roubar seus dados para cometer crimes. Então, verifique uma instituição antes de fechar negócio.

  1. Atente-se as informações online

A maior parte das instituições possuem um site ou plataforma digital, inclusive as fraudulentas. Por isso, é importante que você note se existem erros gramaticais ou ortográficos nos textos presentes nos sites e principalmente, se existem um ou mais endereços e formas de contato com a empresa.

Se, mesmo sabendo que inevitavelmente o empréstimo para negativado tem juros maiores, você ainda precise dele. Esteja atento a esses dois pontos mostrados acima e pesquisa com cuidado todas as suas possibilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!