Na hora em que um empréstimo é contratado, é muito importante que a pessoa tenha em mente que deve pagar as parcelas do empréstimo em dia. Isso porque, quando isso não acontece, a situação pode acabar se tornando uma imensa bola de neve e um transtorno difícil de resolver.
Pagar as parcelas do empréstimo em dia
Conforme dito anteriormente, pagar as parcelas do empréstimo em dia é muito importante. Mas como fazer isso?
Com alguns passos básicos e controle sobre o orçamento pessoal é possível pagar o empréstimo sem dores de cabeça e ter o imprevisto resolvido de uma vez por todas. Agora, veja abaixo alguns itens importantes para pagar as parcelas do empréstimo em dia e quitar a dívida sem maiores problemas.
Não comprometa toda a sua renda
Antes de assumir as parcelas do empréstimo, é muito importante ter certeza que ela cabe no orçamento da família. Principalmente nos casos em que o empréstimo é feito para pagar outras dívidas, o cliente que está realizando o empréstimo deve fazer os cálculos para saber se conseguirá arcar com a parcela.
O ideal é que menos de 30% da renda mensal seja comprometida com as parcelas empréstimo, mas é claro que quanto menor o porcentual, mais fácil será de paga-lo. Além disso, pense a longo prazo, ou seja, até o prazo em que será quitado o empréstimo, para que diminua a chance de surgirem imprevistos.
Procure pagar adiantado
Assim como em qualquer conta parcelada, a melhor opção é sempre pagar adiantado. Isso porque, quanto menor o tempo em que o empréstimo demora para ser pago, menores são os juros que incidem sobre o valor.
As parcelas que forem pagas em meses anteriores ao de seu vencimento serão mais baixas. Além disso, o tempo de pagamento será menor, sendo assim, mais rápido para se livrar do empréstimo.
Para pagar adiantado, você pode:
- Juntar dinheiro por algum tempo, até ter o suficiente para pagar uma parcela adiantada;
- Encontrar uma renda extra, para auxiliar nesse pagamento antes do tempo;
- Pegar dinheiros extras como 13º salário, e outras bonificações para o pagamento da dívida.
Evite ao máximo pagar em atraso
Porém, se você não conseguir pagar adiantado, procure pelo menos pagar as parcelas do empréstimo em dia. Quando há um atraso, mesmo que seja de um dia, o valor da parcela aumenta com os juros e fica ainda mais difícil de apagar.
Organize-se e marque no calendário para nunca perder a data de pagamento. Até porque, esse dinheiro pago em juros poderia estar sendo usado para quitar a dívida.
É preciso ter muito cuidado na hora de fazer um empréstimo, mas nesse texto vimos que é possível e simples pagar as parcelas do empréstimo em dia.
Você gostou das dicas? Acha que faltou alguma? Deixe sua opinião nos comentários!