Os empréstimos são uma excelente alternativa para quem quer um dinheiro extra para realizar um objetivo imediato, por isso, ninguém quer ter um empréstimo reprovado.
Para fugir dessa situação, veja abaixo 4 motivos que fazem os empréstimos serem reprovados, e algumas dicas para aumentar suas chances de conseguir o dinheiro.
Motivos para ter o empréstimo reprovado
Existem diversas razões e variáveis envolvidas em uma negação de empréstimo por parte dos bancos. Porém, alguns são mais comuns, e podem ser evitados. Como por exemplo:
Baixa pontuação no Credit Score
O Credit Score é uma pontuação que determina se a pessoa é um bom ou mal pagador, de acordo com seu histórico, e é um dos critérios mais importantes utilizados pelos bancos. Por isso, procure pagar suas contas em dia e fuja das dívidas para manter sua pontuação bem alta.
Erro no preenchimento do pedido de empréstimo
Um erro bastante comum e que pode acabar com as chances de garantir o empréstimo é um preenchimento equivocado na solicitação do empréstimo. Um preenchimento errôneo da renda ou trabalho atual, por exemplo, pode fazer com que o empréstimo seja negado.
Histórico Profissional
Os bancos preferem emprestar dinheiro para pessoas que possuem uma certa estabilidade financeira, diminuindo assim o risco para essas instituições. Por isso, se você trabalha há menos de seis meses no seu atual emprego, suas chances de conseguir o empréstimo serão menores.
Falta de garantias
As instituições financeiras que realizam empréstimos normalmente pedem por garantias, para certificar-se que o cliente irá quitar a dívida. Normalmente são utilizados imóveis ou automóveis que sejam do cliente. A falta dessa garantia pode inviabilizar o empréstimo.
Como deixar de ter o empréstimo reprovado
Agora veja abaixo algumas dicas para fugir desses motivos e facilitar a liberação do seu empréstimo:
- Cuide das suas finanças: Um simples planejamento já pode fazer grande diferença na hora de pedir um empréstimo. Pagar as contas em dia melhora a sua reputação no mercado e facilita que o banco conceda o dinheiro;
- Tenha poucos cartões de crédito: Você não precisa sair cancelando todos os cartões que possui, mas procure ter poucos. Escolha por aqueles que mais usa e que realmente podem trazer mais vantagens e facilidades;
- Não comprometa toda a sua renda: Os bancos preferem emprestar dinheiro para aquelas pessoas que possuem menos de 30% da sua renda comprometida com gastos fixos, como financiamentos, por exemplo. Além disso, o ideal é que o valor da parcela do empréstimo não ocupe mais do que 15% do valor total da sua renda.
Agora que você já sabe algumas dicas para não ter o empréstimo reprovado, planeje-se e adquira o parcelamento, com responsabilidade. Lembre-se sempre que manter o controle das finanças é fundamental para ter uma boa vida financeira.
Gostou das dicas? Tem alguma que você não conhecia? Conta pra nós nos comentários!